Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 12:56
Search
Search
18 de abril de 2024 – 12:56

Em dia que se celebra a vida de pessoas com Síndrome de Down, MP discute respeito e inclusão em APAE de Alvorada

Promotor faz visita à APAE acompanhado da coordenação, assistidos e familiares

A realização de ações para a promoção de respeito e inclusão a crianças atendidas pela APAE, em Alvorada do Oeste, foi discutida em reunião realizada nesta quinta-feira (21/3) entre o Ministério Público de Rondônia (MPRO) e representantes da unidade naquele Município. A tratativa ocorreu no Dia Internacional da Síndrome de Down, data referência para a celebração de pessoas com a condição genética, e foi marcada pela adesão à Campanha Meias Coloridas.

A reunião foi coordenada pelo Promotor de Justiça Alisson Xenofonte de Brito, que conversou com a direção da APAE local sobre denúncias de casos de bullying relatados pelo público que recebe os serviços da entidade. Conforme informado ao integrante do MP, as crianças teriam sido vítimas de suposto ato de preconceito no âmbito das escolas regulares, em razão de frequentarem o espaço da associação.

Durante o encontro, foi debatida a promoção de ações para evitar condutas abusivas e inadequadas nas instituições de ensino, com o objetivo de conscientizar a classe estudantil sobre os direitos, inclusão e respeito. Uma das estratégias alinhadas foi a realização de visitas aos estabelecimentos de ensino onde os fatos teriam ocorrido.

Reformas – A APAE de Alvorada do Oeste atende atualmente 111 pessoas, entre crianças, adolescentes e adultos, com Síndrome de Down, autismo e deficiências.

Na visita desta quinta, o Promotor de Justiça e os integrantes da coordenação da unidade falaram sobre a necessidade de reformas e adequações nas instalações físicas da associação, tendo sido discutida a possibilidade de destinação de recursos para projetos da APAE.

Estiveram presentes ao encontro o presidente da APAE Alvorada, Antônio Ramon Viana Coutinho, a diretora Neuzeli Maria Nicolini, além de assistidos e suas respectivas famílias.

Dia Internacional – O Dia Mundial da Síndrome de Down, comemorado em 21 de março, é uma data de conscientização global para celebrar a vida das pessoas com a síndrome e para garantir que elas tenham as mesmas liberdades e oportunidades que todas as pessoas. A data escolhida representa a triplicação (trissomia) do 21º cromossomo que causa a síndrome.

Meias coloridas – Em referência ao 21 de março, o Ministério Público de Rondônia realizou a mobilização Meias Coloridas. Nesta quinta, os colaboradores da Instituição adeririam à campanha mundial de uso de meias trocadas e coloridas, fazendo uso da estratégia para chamar atenção das pessoas, dando visibilidade ao tema e oportunizando diálogo e circulação de informação a respeito do assunto.

Fonte: MP/RO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp