Cacoal/RO, 8 de maio de 2024 – 11:46
Search
Search
8 de maio de 2024 – 11:46

Em entrevista vereador Romeu Moreira faz um resumo do seu mandato e fala sobre o recesso parlamentar

Nesta quarta-feira (06), o vereador Romeu Moreira foi convidado pela TV Allamanda (SBT) para participar ao vivo do programa Comando Policial, apresentado pelo jornalista Diego Maia.

Em sua participação, Romeu Moreira teve a oportunidade de fazer um resumo das suas ações, nestes quase 10 meses de mandato. Entre os assuntos abordados, o Turismo também foi destaque.

“Estamos avançando em várias areas e o Turismo faz parte. Fizemos a indicação para a criação de um Programa de Incentivo ao Turismo, onde a ideia é criar condições favoráveis para quem quer empreender neste setor, que tanto movimenta a economia local e regional”, ressaltou. O vereador também tem atuado para a criação de um Plano Municipal do Turismo de Cacoal.

Questionado sobre ações voltadas ao agronegócio, Romeu destacou o projeto, de sua autoria, que prevê a criação do Dia e da Semana do Café e do Cacau. “O objetivo, com este projeto, é fomentar, principalmente nestes dias, ações voltadas ao desenvolvimento destas atividades produtivas, características de Cacoal, como a realização de fóruns, congressos, encontros, atividades de Campos e muitas outras ações”. O vereador também fez a indicação para que se implante, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), um Programa Municipal de Incentivo ao Plantio de Cacau. A indicação de Romeu contempla a disponibilização de mudas, equipamentos, recursos e a prestação de assessoria técnica aos produtores rurais que queiram trabalhar com lavouras cacaueiras.

Também nestes 10 meses, praticamente, de mandato, o vereador Romeu Moreira fez a indicação para transformar a Sala do Empreendedor em Casa do Empreendedor. A transformação oportunizará um espaço mais amplo e preparado para oferecer o atendimento da Prefeitura Municipal junto aos empreendedores cacoalenses, facilitando processos como a abertura de empresas, regularização e baixa

 

Recesso Parlamentar

Durante a entrevista, o apresentador Diego Maia questionou Romeu Moreira sobre um projeto, também de sua autoria, que foi rejeitado em sessão da Câmara Municipal e gerou bastante repercussão na cidade. O projeto previa a redução do recesso parlamentar e teve cinco votos contrários,de um total de 12. Para ser aprovado, o projeto precisava de pelo menos oito votos favoráveis. A rejeição causou revolta na população, uma vez que hoje, a Casa de Leis de Cacoal conta com um período de recesso de três meses.

“Esse recesso de 90 dias foi criado por meio de uma Lei Orgânica de 30 anos atrás. O próprio Congresso Nacional, há 15 anos, já alterou e reduziu o seu recesso parlamentar para 55 dias e a nossa ideia era para que o município de Cacoal seguisse a Constituição Federal, se adequando à realidade nacional”, explicou Romeu Moreira.

De acordo com o vereador, a redução do período de recesso seria uma ótima chance para mudar a opinião pública em relação à política.

“Queríamos ajudar a construir uma nova imagem para a Câmara Municipal e não causar polêmica. Quando fui gestor da Amec (Autarquia Municipal de Esportes e Cultura) eu senti na pele a dificuldade de um recesso tão extenso. No final do ano, era preciso esperar dois meses para que os projetos voltados ao Esporte e Cultura fossem votados. Isso dificulta para que possamos dar sequencia e agilidade a projetos que beneficiam a nossa cidade e a comunidade. Reduzir o recesso seria uma ótima forma de mostrar que estamos aqui para fazer a diferença”, concluiu o vereador Romeu Moreira.

(Assessoria)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp