Rondônia, 17 de julho de 2024 – 06:04
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 06:04

Empenho do vereador Romeu Moreira ajuda a colocar Cacoal na rota do cacau e do chocolate

Anuncie aqui

Desde o início do seu mandato na Câmara Municipal de Cacoal, o vereador Romeu Moreira assumiu o compromisso de trabalhar pelo fortalecimento do setor produtivo e a escolha do cacau como principal bandeira já se mostrou bastante acertada. A partir da criação do grupo “Movimento Pró Cacau”, Romeu reuniu diversos agentes em prol do mesmo objetivo: alavancar a produção cacaueira. Semanalmente, reuniões acontecem no Sebrae em Cacoal com diversos agentes focados no planejamento estratégico para fomento da cadeia produtiva do cacau.

“O Fórum Pró Cacau, realizado em 02 de julho na Câmara Municipal, foi um dos primeiros resultados deste movimento criado com o objetivo de fortalecer e estimular o cultivo do cacau em Cacoal. Reunimos instituições regionais e agentes, públicos e privados, que buscam tornar Cacoal referência no cultivo do cacau e também na produção de chocolate”, destaca Romeu Moreira.

Além do evento, um marco para a cacauicultura em Cacoal, o vereador fez a indicação para que se implante, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura (Semagri), um Programa Municipal de Incentivo ao Plantio de Cacau. A indicação contempla a disponibilização de mudas, equipamentos, recursos e a prestação de assessoria técnica aos produtores rurais que queiram trabalhar com lavouras cacaueiras.

O vereador Romeu teve aprovado também o projeto de sua autoria que institui o Dia e a Semana Municipal do Café e do Cacau. “Além de Capital do Café, mais do que um objetivo, o meu sonho é ver Cacoal se destacando também na cadeia produtiva do cacau e do chocolate. Cacoal tem muito potencial e a gente não tem dúvidas disso”, completou o vereador.

Na última reunião do Movimento Pró Cacau, ficou definido que a 1ª Semana do Café e do Cacau deve acontece entre os dias 27 de junho e 02 de julho de 2022. “Será definida uma agenda completa, com vasta programação, como cursos, seminários, oficinas, o fórum e a possibilidade de uma festa ou feira. Vamos juntos construir o futuro”, conclui o vereador Romeu Moreira.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp