Cacoal/RO, 14 de junho de 2024 – 04:41
Search
Anuncie aqui
Search
14 de junho de 2024 – 04:41

Enem dos Concursos já tem nova data: 18 agosto!

Anuncie aqui

O Concurso Público Nacional Unificado (CNPU) já tem nova data de aplicação das provas: 18 de agosto. O cartão de confirmação de inscrição, com os detalhes sobre os locais de provas, será divulgado em 7 de agosto.

A informação foi divulgada pelo Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) na manhã desta quinta-feira (23).

A prova reunirá mais de 2,1 milhões de candidatos e oferecerá 6.640 vagas para 21 órgãos da administração pública federal.

O governo federal adiou o concurso diante da tragédia no Rio Grande do Sul. “Essa decisão é a mais segura para todos os candidatos. Com o adiamento, vamos garantir a todos os dois milhões de candidatos tenham as mesmas condições”, ressaltou Esther Dweck, ministra da Gestão e Inovação em Serviços Públicos.

A prova será a mesma ou será reformulada?

Todos os 18.757 malotes de provas foram recolhidos e enviados para um local seguro e foram checados por membros da rede de segurança: não houve qualquer violação.

A ministra Esther Dweck informou que, em princípio, a prova será a mesma. Segundo ela, 65% das provas já haviam sido distribuídas para as cidades, com escolta da Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança e forças estaduais de segurança dos estados.

No caso do Rio Grande do Sul, as provas não tinham nem saído de Porto Alegre ainda, para distribuição pelas demais nove cidades onde as provas seriam aplicadas, algumas das quais estão entre as mais afetadas pelas chuvas, como Caxias do Sul e Santa Maria. Em todo o estado, há quase 170 pontos de bloqueio e, segundo a ministra, cerca 96% das viagens de ônibus, a partir ou com chegada na Rodoviária de Porto Alegre, foram canceladas.

Segundo a ministra, com o adiamento, as provas deverão ser realocadas em locais seguros e certificados pela Agência Brasileira de Inteligência (Abin), os mesmos usados para a guarda das provas do Enem. A operacionalização dessa logística também terá impacto na definição da nova data do concurso.

 

Como consultar o cartão de confirmação de inscrição?

O novo cartão de confirmação de inscrição ficará disponível na “Área do Candidato”, mesma página da Internet em que o candidato fez a inscrição – que é acessada com a conta gov.br.

Os locais de provas irão mudar?

O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI) informou que poderá haver alteração de locais de provas, dependendo da cidade e das condições logísticas que ainda serão estudadas pela organização do concurso.

 

Haverá ressarcimento aos candidatos por causa do adiamento?

Não está previsto nenhum tipo de ressarcimento com transporte, hospedagem ou alimentação dos candidatos inscritos. Segundo a ministra Esther Dweck, mais de 94% dos candidatos inscritos estão, no máximo, a cerca de 100 quilômetros (km) de distância do local da prova e ainda não tinham realizado o deslocamento para o concurso.

 

Haverá reembolso de inscrição?

O reembolso do valor da inscrição, no caso de quem não puder realizar a prova na nova data, não foi oficializado, mas a ministra disse que a pasta dará orientações sobre isso ao longo das próximas semanas.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp