Rondônia, 18 de julho de 2024 – 17:10
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 17:10

Estudante de Cacoal é a vencedora do Jovem Senador 2024 em Rondônia

Anuncie aqui

A premiação na etapa escolar foi conquistada por Karen Ângelo Pinheiro, de 18 anos

 

A redação vencedora do Programa Jovem Senador 2024, em Rondônia, foi da estudante do município de Cacoal, a cerca de 481 km de Porto Velho. A premiação na etapa escolar foi conquistada pela aluna Karen Ângelo Pinheiro, de 18 anos, do 3º ano do ensino médio, da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Cora Coralina. O anúncio dos vencedores foi feito no dia 21 de junho.A redação selecionada em 2º lugar, foi da estudante da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Heitor Villas Lobos de Ariquemes, Júlia Evaldt da Silva, e o 3º lugar foi conquistado pelo aluno da Escola Estadual de Ensino Médio em Tempo Integral Marechal Rondon, no município de Buritis, Cristhian Gabriel Boing Macedo. A lista com todos os finalistas estaduais de 2024 está disponível no link https://www12.senado.leg.br/jovemsenador/finalistasestaduais.


O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou a relevância do programa, que além de levar os estudantes para representar o estado no Senado Federal, com oportunidade de debater assuntos de interesse nacional, estimula a reflexão e o exercício da cidadania e democracia entre os jovens.

A estudante, Karen Ângelo Pinheiro estava em sala de aula quando recebeu a notícia. Emocionada, comemorou a primeira colocação e destacou que o sentimento é de gratidão por representar não só a escola que estuda, como o município de Cacoal e o estado de Rondônia. “Estou muito feliz e emocionada. Foi incrível. Sou grata à direção da escola, as professoras que me auxiliaram, principalmente minha professora orientadora, Julia Aparecida Garcia e todos que estiveram comigo, me apoiando,” relatou.

A professora de História, Julia Aparecida Garcia, que foi orientadora da estudante no programa, frisou que no início do ano letivo de 2024, a escola recebeu o material referente ao concurso de redação Jovem Senador, cujo tema foi “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”. “Apresentei a proposta e os respectivos regulamentos do concurso e desde o início, os alunos demonstraram interesse em participar. Começamos com a elaboração das redações e posterior seleção para envio. Toda a equipe gestora e pedagógica da escola Cora Coralina está feliz e orgulhosa com a conquista merecida da nossa estudante. Foi um trabalho árduo e colhemos juntos o resultado,” pontuou.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Lúcia Pacini, em 2024, 66 escolas de Rondônia participaram do programa, totalizando 1.137 redações recebidas. “O próximo passo é confirmar a participação, e, em seguida o aluno e professor orientador vão para Brasília, onde ficarão por uma semana acompanhando os trabalhos do Senado Federal”, explicou.

SELEÇÃO

A seleção dos participantes ocorre por meio de um concurso de redação, realizado em parceria com as secretarias estaduais de educação, que mobiliza escolas, professores e alunos. Os autores das melhores redações de cada estado e do Distrito Federal se tornam os jovens senadores do ano.

Segundo a coordenadora do Programa Jovem Senador, Holdia Alves, durante a etapa estadual é feita uma banca de professores que selecionam as melhores redações. “As três melhores redações, com as melhores notas são enviadas para o Senado Federal, onde a equipe pedagógica elege o primeiro, segundo e terceiro colocado,” ressaltou.

Em Brasília, os jovens senadores participam da Semana de Vivência Legislativa e são orientados a atuar como representantes de seus estados durante as sessões plenárias e reuniões das comissões temáticas. Ao final da semana, vários projetos de lei são apresentados e votados em sessão plenária. Assim, por meio de suas ideias legislativas, os jovens senadores têm a possibilidade de intervir ativamente no ordenamento jurídico do país, caso as propostas sejam aceitas pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa.

JOVEM SENADOR

O Programa Jovem Senador é uma ação institucional do Senado, que proporciona aos estudantes do ensino médio das escolas públicas a oportunidade de vivenciar a prática política parlamentar, por intermédio da simulação do trabalho legislativo dos senadores e senadoras. Para conhecer mais sobre o programa, acesse https://www12.senado.leg.br/jovemsenador.

Fonte
Texto: Elaine Santos
Fotos: Holdia Alves
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp