Rondônia, 12 de julho de 2024 – 13:55
Search
Anuncie aqui
Search
12 de julho de 2024 – 13:55

Ex-ministra Damares Alves é eleita senadora pelo Distrito Federal

Anuncie aqui

 

 

Veja o resultado da eleição para senador no Distrito Federal| Foto: Infografia/Gazeta do Povo

Na disputa pela única vaga ao Senado pelo Distrito Federal, quem levou a melhor foi Damares Alves (Republicanos), ex-ministra da Mulher, Família e Direitos Humanos do governo de Jair Bolsonaro. Com 93% das urnas apuradas, ela somou 45% dos votos no primeiro turno, enquanto a segunda colocada, Flávia Arruda (PL), ex-ministra da Secretaria de Governo do presidente Bolsonaro, conquistou 26% dos votos.

Em terceiro lugar ficou a professora e sindicalista Rosilene Corrêa, do Partido dos Trabalhadores (PT), que obteve 22,59% dos votos.

Aliadas de Bolsonaro, durante a campanha eleitoral Flávia Arruda e Damares travaram uma queda de braço pelo apoio do presidente, que optou por não cravar apoio a nenhuma delas. No início de agosto, Bolsonaro afirmou, em sabatina ao Correio Braziliense, que gostava muito das duas candidatas e estava indeciso sobre quem apoiar.

Em entrevista ao Correio Braziliense ao votar pela manhã em Brasília, Damares disse que vinha recebendo ameaças de morte nas redes sociais e que a Polícia Civil já estava investigando. “Essas pessoas vão ter que pegar uma senha, entrar na fila porque essas ameaças já vem há 20 anos. Está difícil me matar”, afirmou a ex-ministra.

Sobre as pesquisas apontando a sua vitória para o senador, a ex-ministra disse que o brasiliense se cansou da velha política e não quer mais corrupção. “O povo não quer uma campanha de ataques, o povo quer discussão de ideias”, declarou.

Votos em branco e nulos somaram 12%. Veja abaixo o resultado de todos os candidatos na eleição para senador no Distrito Federal, considerando os votos válidos:

Damares Alves (Republicanos) – 45%

Flávia Arruda (PL) – 26%

Rosilene Corrêa (PT) – 22%

Joe Valle (PDT) – 3%

Dr. Carlos Rodrigues (PSD) – 0,59%

Pedro Ivo (Rede) – 0,52%

Coronel Sousa Júnior (DC) – 0,30%

Elcimara Souza (PSTU) – 0,16%

Hélio José (Pros) – 0,13%

Marcelo Hipólito (PTB) – 0,12%

Expedito Mendonça (PCO) – 0,04%

(Gazeta do Povo)

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp