Rondônia, 17 de julho de 2024 – 07:28
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 07:28

Figuras ilustres de Espigão do Oeste são homenageadas com Títulos Honorificos

Anuncie aqui
Entre os homenageados estavam três ex-prefeitos, uma servidora pública, um pioneiro e um delegado de polícia civil

 

 

Na noite de quinta-feira (27), o deputado Ismael Crispin (MDB) presidiu uma solenidade na Câmara Municipal de Espigão do Oeste para outorgar Títulos Honoríficos a seis personalidades que contribuíram significativamente para o desenvolvimento do município.

Entre os homenageados estavam três ex-prefeitos, uma servidora pública, um pioneiro e um delegado de polícia civil. Durante a cerimônia, o deputado destacou a trajetória, o comprometimento, a dedicação e o zelo dos homenageados ao longo dos anos.

“Olha que coisa mágica, hoje estamos aqui pra tornar cidadãos rondonienses, um paulista, uma cearense, dois goianos, um sergipano e um gaúcho. Cada um de vocês tem um capítulo escrito na história de Espigão do Oeste, são anos de lutas, descobertas e desbravamentos. Hoje o progresso deste município, caminha em paralelo com o a realidade da família de cada uma de vocês, que dedicaram suas vidas pelo desenvolvimento deste município tão pujante e acolhedor”, disse.

Na ocasião, o deputado pontuou algumas ações realizadas no seu mandato em prol do município. “Logo no começo do nosso 1º mandato, tivemos a oportunidade de destinar recurso de mais de R$ 1 milhão para recapeamento de vias. Depois a saúde também ganhou a nossa atenção e realizamos a entrega de motocicletas para os agentes comunitários de saúde. Também destinamos recursos para o setor produtivo e agricultura familiar”, ressaltou.

Ex-Prefeitos 

Nilton Caetano de Souza, chegou a Espigão do Oeste em 1977, quando ainda era um distrito de Pimenta Bueno. Foi eleito vereador em 1982 e, posteriormente, deputado estadual. Exerceu o cargo de prefeito em dois mandatos: de 1988 a 1992 e de 2017 a 2020. Durante suas gestões, Nilton Caetano implementou diversas melhorias no município, como a construção do Ginásio de Esportes Edgar Zacarias Marquez, a criação do Instituto de Previdência Municipal (IPRAM), e a pavimentação asfáltica de várias ruas.

Célio Renato da Silveira, natural de Jataí/GO, mudou-se para Espigão do Oeste em 1983. Graduado em Direito, desempenhou funções como assessor jurídico e vereador antes de se eleger prefeito em 2009, cargo que ocupou até 2016. Entre suas realizações, destacam-se a construção de escolas, a implementação de projetos sociais e a melhoria da infraestrutura municipal. Sua carreira também foi marcada pela intensa participação na vida jurídica e social do município, sendo um dos fundadores da Loja Maçônica local.

Reginaldo Pereira Nascimento, conhecido como Régi, chegou a Espigão do Oeste em 1981 e fundou o Distrito de Boa Vista do Pacarana. Como prefeito, entre 1992 e 1996, deixou um legado significativo com a construção de pontes, pavimentação de ruas e melhorias na área da saúde. Sua administração foi reconhecida nacionalmente, sendo eleito um dos melhores prefeitos do Brasil pela Revista Brasil Rural.

Pioneiro 

Ivan Domingues Melhorança é um dos pioneiros de Espigão do Oeste, tendo chegado ao município em 1980. Ele e sua família desempenharam um papel crucial no desenvolvimento inicial da região, enfrentando dificuldades e ajudando na colonização do local. Ivan é lembrado pela sua dedicação à comunidade e pelas contribuições à infraestrutura do município, como a doação de terrenos para escolas e igrejas.

Servidora Pública

Elze Margareth Moreno Mamedes dedicou mais de 35 anos de sua vida ao serviço público na Câmara Municipal de Espigão do Oeste. Formada em Administração, Elze iniciou sua carreira em Rondônia em 1984 e foi uma figura central no desenvolvimento administrativo do município. Seu comprometimento e ética no trabalho são amplamente reconhecidos por todos que a conhecem.

Delegado de Polícia Civil 

Rafael Costa Dourado, delegado de polícia civil, iniciou sua carreira em Espigão do Oeste em 2005. Com uma atuação marcada pela competência e dedicação, Rafael participou de operações importantes, como a Operação Limpidare no Rio Grande do Norte, que desmantelou um grupo de extermínio. Seu trabalho recebeu elogios do Colégio de Procuradores de Justiça do Rio Grande do Norte pela eficiência nas diligências realizadas.

Mesa de honra 

Compuseram a mesa de honra a presidente da Câmara Municipal de Espigão do Oeste, vereadora Delker Klemes, os proponentes da sessão solene, Antônio José do Nascimento, o vereador Cosmo de Novaes (Cocó) e o prefeito do município, Weliton Pereira Campos. Todos reforçaram a importância do reconhecimento das personalidades que tanto contribuíram para o crescimento e desenvolvimento de Espigão do Oeste.

(Texto: Laila Moraes I Assessoria palamentar – Foto: Antônio Lucas I ALE/RO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp