Pular para o conteúdo
Brasil Polícia Rondônia

Força Nacional forma 121 profissionais de RO e outras unidades da Federação

2 minutos de leitura

A Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), por meio da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP), realizou, nesta terça-feira (8), a formatura de 121 profissionais de segurança pública de 20 unidades da Federação que concluíram a 111ª Instrução de Nivelamento de Conhecimento (INC). A cerimônia ocorreu no Batalhão-Escola de Pronto Emprego (Bepe), no Gama, região administrativa de Brasília (DF).

Dividida em três pelotões, a turma foi composta por 83 policiais militares, 30 bombeiros militares, sete policiais civis e um perito da Polícia Científica, provenientes dos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Espírito Santo, Goiás, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte, Rio Grande do Sul, Rondônia, Roraima, São Paulo e Sergipe.

 

Formação atualizada

A INC é a capacitação promovida pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) destinada a preparar profissionais de segurança pública para integrar a Força Nacional, estabelecendo conhecimentos, procedimentos e padrões de atuação necessários às diferentes missões desenvolvidas em apoio aos entes federativos.

Nesta edição, a formação ampliou conteúdos relacionados aos cenários atuais de emprego da Força Nacional, com disciplinas voltadas a crimes ambientais, atuação em terras indígenas, direitos humanos, instrumentos de menor potencial ofensivo, tiro de preservação da vida e filosofia de aproximação entre polícia e comunidade.

Durante a formação, os profissionais receberam instruções sobre a história, a estrutura organizacional, as normas e os sistemas de gestão da Diretoria da Força Nacional de Segurança Pública, além de conteúdos voltados à preparação física, técnica, jurídica e operacional.

A grade contemplou disciplinas como Direitos Humanos, Uso Diferenciado da Força, Fundamentos Jurídicos, Educação Física, patrulhamento motorizado, abordagem policial, direção veicular, tiro pelo Método Giraldi, defesa pessoal e emprego de instrumentos de menor potencial ofensivo.

A capacitação também abordou operações fluviais e aquáticas, emprego de Sistemas de Aeronaves Remotamente Pilotadas, atividade de inteligência, preservação de locais de crime, cadeia de custódia e noções de investigação de homicídios e feminicídios.

Os profissionais ainda foram preparados para atuação em cenários de maior complexidade, com instruções relacionadas à gestão de multidões, combate a incêndios florestais, busca e resgate em estruturas colapsadas, conduta de patrulha e sobrevivência nos diferentes biomas brasileiros.

Com a conclusão da 111ª INC, os profissionais passam a integrar um contingente capacitado para atuar em missões da Força Nacional em diferentes regiões do País, reunindo experiências de distintas instituições de segurança pública sob parâmetros comuns de legalidade, disciplina, responsabilidade técnica e preservação da vida. (GOV.BR)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *