Cacoal/RO, 17 de maio de 2024 – 20:29
Search
Search
17 de maio de 2024 – 20:29

Golpes financeiros: veja como evitá-los nas compras para o Dia das Mães

ABBC – Associação Brasileira de Bancos adverte sobre os perigos cibernéticos durante as celebrações da data, que movimenta o comércio varejista brasileiro

Uma das datas mais relevantes para o comércio varejista brasileiro, o Dia das Mães se aproxima e, com ela, a preocupação com golpes e fraudes aumenta. De acordo com a ABBC – Associação Brasileira de Bancos, idealizadora da campanha Tem Cara de Golpe, esse é um período que demanda maior atenção dos consumidores brasileiros.

“Nessas datas comemorativas, os golpistas aproveitam o aumento das vendas e a busca por ofertas e descontos para aplicar seus golpes de maneira ainda mais sofisticada nos consumidores, valendo-se muitas vezes de um artifício chamado ‘engenharia social’, uma técnica de manipular pessoas para obter informações confidenciais, acessos privilegiados ou bens de valor, alerta a presidente da ABBC, Sílvia Scorsato.

Segundo uma pesquisa divulgada em janeiro de 2024, conduzida pela

Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em colaboração com a Offerwise Pesquisas, revelou que até agosto de 2023, a sofisticação em fraudes aumentou consideravelmente, com aproximadamente 7,2 milhões de consumidores sendo vítimas de golpes financeiros ao longo do ano.

Links falsos e o perigo da exposição de dados

A ABBC destaca que um dos golpes mais comuns é o que utiliza links falsos. Os golpistas enviam e-mails ou mensagens, tentando induzir a vítima a clicar neles e fornecer informações pessoais, resultando na exposição de dados sensíveis do consumidor ao fraudador. Nesse caso, eles se utilizam de diversas ‘estratégias’, mas, principalmente ofertas, sorteios, cobranças urgentes, pedidos de alteração de senha por tentativas de invasão etc.

– Fique atento aos erros ortográficos, gramaticais ou ofertas com vantagens que estejam fora da realidade;
– Desconfie das abordagens em tom de urgência e com ameaças;
– Verifique o endereço da URL; e
– Copie o texto e pesquise em um mecanismo de busca confiável.

Boletos devem estar na mira

O boleto falso é outra modalidade de golpe comum neste período de Dia das Mães. Os criminosos criam um documento bastante semelhante ao boleto legítimo, levando a vítima a efetuar o pagamento e, portanto, transferindo o valor aos golpistas.

Antes de efetuar o pagamento, verifique se a cobrança faz sentido e confira cuidadosamente os seguintes pontos:

– Fique atento aos detalhes do boleto e, antes de pagar, avalie se a cobrança faz sentido;
– Confira se a sequência numérica do código de barras está igual à da parte superior;
– Veja se os 3 primeiros dígitos representam o código do seu banco;
– Confirme se o valor total é o mesmo no código de barras e no valor do documento;
– Verifique se está em seu nome e escrito de forma correta;
– Desconfie de e-mails com remetentes desconhecidos, erros de português e digitação, geralmente empresas legítimas utilizam domínios próprios e personalizados;
– Procure emitir o boleto direto do site ou aplicativo oficial.

Falsos perfis de lojas: uma ameaça virtual

Em datas comemorativas é essencial reforçar a atenção a sites, redes sociais e aplicativos falsos de lojas. Desconfie de ofertas boas demais para serem verdadeiras e verifique se o site é confiável. A ABBC reforça:

– Pesquise o nome da loja na internet;
– Valide as informações sobre o site e sua reputação;
– Verifique as informações de contatos oficiais e, em caso de dúvida, solicite um atendimento;
– Instale antivírus nos dispositivos;
– Utilize senhas fortes e sempre priorize o cartão virtual para pagamentos; e
– Ative a biometria facial e a autenticação em dois fatores, sempre que possível.

Atenção ao WhatsApp!

Além dessas práticas, golpes por meio do WhatsApp são uma ameaça constante, em que os criminosos se passam por contatos conhecidos ou empresas renomadas, solicitando informações pessoais ou financeiras. A falta de cuidados nos dispositivos móveis também pode ser um ponto de vulnerabilidade, uma vez que aplicativos maliciosos podem capturar dados sensíveis sem o consentimento ou conhecimento do usuário.

A ABBC orienta os consumidores a adotarem medidas preventivas, como:

– Manter o sistema operacional do smartphone e os aplicativos sempre atualizados;
– Nunca instalar apps de fora da loja virtual oficial do seu sistema operacional;
– Não clicar em links suspeitos e verificar a autenticidade dos sites de compras;
– Não fornecer dados pessoais ou bancários em redes sociais ou mensagens não solicitadas;
– Utilizar soluções de segurança, como antivírus e firewalls, em seus dispositivos;
– Evitar compartilhar e/ou anotar senhas em bloco de notas, e-mails ou mensagens.

Falso entregador

Outra ação que pode preocupar é o golpe do falso entregador. Ele ocorre quando o criminoso vai até sua casa ou estabelecimento dizendo que chegou um presente para você, mas que você deve pagar uma pequena taxa de entrega. Em alguns casos afirmam que a maquininha está com defeito no visor ou que a transação não foi realizada e precisará ser refeita. Neste momento, a ABBC indica: desconfie e não receba.

Caí em um golpe! O que fazer?

Em caso de suspeita de fraude ou golpe, a ABBC recomenda que os consumidores entrem em contato imediatamente com as respectivas instituições financeiras, além de reportar o incidente às autoridades competentes. A conscientização e a adoção de práticas seguras são fundamentais para evitar ser vítima das quadrilhas e proteger-se durante o período do Dia das Mães e ao longo de todo o ano.

Além disso, a ABBC tem divulgado informações adicionais em suas redes sociais e em seu site oficial sobre como aprimorar a sua educação digital na internet, visando fornecer orientações úteis para os consumidores se protegerem. O site www.temcaradegolpe.com.br traz mecânicas interativas, como vídeos educativos, perguntas e respostas, cards com informações sobre as principais fraudes e golpes e as estratégias de prevenção, assim como materiais que podem ser compartilhados e um quiz para avaliar o seu nível de conhecimento e o quanto você está preparado para lidar com os golpes e fraudes.

Sobre a ABBC – A ABBC – Associação Brasileira de Bancos é uma entidade sem fins lucrativos, instituída em 1983, para contribuir com o Sistema Financeiro Nacional (SFN) e gerar benefícios aos seus associados e à sociedade em geral como colaboradora no desenvolvimento econômico sustentável do Brasil. A ABBC tem mais de 100 instituições associadas (entre bancos, cooperativas de crédito, instituições de pagamento e financeiras) e está entre as maiores entidades representativas do SFN. Faz parte do escopo da associação a prestação de serviços voltados para a otimização de atividades, a redução de custos operacionais, a observância regulatória e a promoção de ações de cunho educacional, visando capacitar profissionais que tenham relacionamento com o setor. Entre os pilares estratégicos da instituição estão as ações de ESG, liderança feminina, cibersegurança e prevenção a fraudes.

(Bruna Rodrigues – Approach Comunicação)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp