Cacoal/RO, 1 de março de 2024 – 13:01
Search
Search
1 de março de 2024 – 13:01

IFRO assina acordo com EBC para criação de duas emissoras de rádio em RO

O Reitor do Instituto Federal de Rondônia (IFRO), Moisés José Rosa, participou, na tarde de quarta-feira (06 de dezembro), da assinatura de acordo com a Empresa Brasileira de Comunicação (EBC) para a criação de novas emissoras de rádio na região. A solenidade ocorreu em Brasília (DF), no Anexo do Palácio do Planalto, com a presença de gestores de vários órgãos. As rádios serão educativas e terão como objetivo a veiculação de programas que promovam a educação e disseminem conhecimento, sem fins comerciais.

A ação é articulada pela Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Empresa Brasileira de Comunicação (EBC), Ministério das Comunicações (MCOM), Anatel, Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e visa à expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública (RNCP), a partir da criação de novas emissoras que serão operadas pelos Institutos Federais, retransmitindo parte da programação da EBC.

No ato, foram assinados: protocolo de intenções entre EBC e Conif; acordos entre EBC e cada instituto federal cujo processo já tiver sido instruído; e portarias de consignação dos canais já considerados tecnicamente viáveis pelo Ministério das Comunicações.

Inicialmente, 16 institutos federais manifestaram formalmente interesse na implantação de 49 emissoras de rádio. Esses institutos informaram dispor de recursos ou se comprometeram a buscá-los (por exemplo, por emenda parlamentar), dentre eles o IFRO, que contará com emissoras radiofônicas educativas em Guajará-Mirim e Porto Velho.

Os Institutos Federais do Ceará (IFCE), Rio Grande do Norte (IFRN), Mato Grosso do Sul (IFMS), Espírito Santo (IFES), São Paulo (IFSP), Paraná (IFPR), Norte de Minas Gerais (IFNMG), Sul de Minas Gerais (IFSULDEMINAS), Alagoas (IFAL), Sergipe (IFS), Ceará (IFC), Paraíba (IFPB), Rio de Janeiro (IFRJ), Sul Rio-Grandense (IFSUL) e Minas Gerais (IFMG) também assinaram o acordo.

 

Para o Reitor Moisés José Rosa, a parceria é um marco para a educação em Rondônia. “A rádio é um poderoso meio de comunicação, e usá-la para difundir conhecimento é uma iniciativa importante que certamente contribuirá para a formação e informação da população das cidades de Porto Velho e Guajará-Mirim”, explanou.

Segundo a Assessora de Comunicação do IFRO, Viviane Camelo, a assinatura do acordo de cooperação entre EBC e IFRO representa o marco inicial de um longo processo para a implantação da rádio nas cidades e que pode durar até dois anos. “Os próximos passos são a elaboração de um estudo técnico, que é realizado pela EBC, para definição dos equipamentos como antena e transmissores, compra de equipamento e adaptação de espaços para estúdio no IFRO, bem como, a criação da estrutura organizacional e regimental da rádio com, por exemplo, os comitês de gestão”, explicou a gestora.

Com informações da Assessoria de Comunicação da EBC

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp