Anuncie aqui
Anuncie aqui

IFRO Campus Cacoal lança seu primeiro café

Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros  

Faz quase quatro anos quando os servidores das áreas técnicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia – IFRO Campus Cacoal se reuniram para definir os próximos planos para o Campus e seguindo os trâmites institucionais definiram por desenvolver um dos arranjos produtivos locais e social mais importante: O café.

O Diretor Geral do IFRO Campus Cacoal, Professor Davys Sleman de Negreiros   relembra que “quando realizamos as primeiras reuniões e na equipe tecnica da época ninguém tinha conhecimento sobre café, foi frustante, passou 2015 e em 2016 recebemos a doação de alguns clones pela Semagri, naquele momento, por meio das mãos do técnico agrícola Jorge Murer que também conseguiu junto a Pica Pau Motos a doação de todo o sistema de irrigação.

O tempo passou e agora são 05 unidades experimentais, dentre ela as cultivares da Embrapa, estamos implantando Laboratório de Solos e Plantas em parceria com a Agência Brasileira de Desenvolvimento Institucional – ABDI, Laboratório de Qualidade de Café e de Micro torrefação com a Emater; Laboratório de Qualidade de Café com a Idaron e mais um Laboratório de Qualidade de Café com o Mapa.

IFRO fecha o plano com chave de ouro, com o beneficiamento do próprio café

Como resultado do trabalho, o IFRO fecha o plano com chave de ouro, com o beneficiamento do próprio café realizado com Máquina Tira Café e a torra e moagem em parceria com o Café Nova Era. “Isso tudo e um compromisso que firmamos com Cacoal e o nosso Estado” destacam. O IFRO Campus Cacoal também possui papel importante no processo da instalação da primeira Indicação Geográfica de café robusta do mundo: “Matas de Rondônia”, que conta com membros em vários órgãos estatais e privados do café. (Redação/Fonte: IFRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp