Rondônia, 22 de julho de 2024 – 07:24
Search
Anuncie aqui
Search
22 de julho de 2024 – 07:24

IFRO prorroga inscrições no Processo Seletivo Simplificado 2024 com vagas em cursos técnicos subsequentes ao ensino médio e graduações

Anuncie aqui

A seleção de ingresso no segundo semestre no IFRO é destinada a candidatos com ensino médio completo e segue até o dia 21 de junho

 

 

Foram prorrogadas as inscrições para ingresso no 2º semestre de 2024 no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO). No total, são 500 vagas distribuídas em cidades do estado de Rondônia e em polos em cidades de Minas Gerais, Paraíba e Pernambuco. O período de inscrição agora vai até às 23h59 do dia 21 de junho de 2024, podendo os candidatos acessarem o sistema de inscrição on-line, inclusive durante os finais de semana e feriados.

Um dos cursos de graduação presenciais ofertados nesta seleção é a Licenciatura em Química, com 30 vagas disponíveis no Campus Ji-Paraná. O curso é ofertado no período noturno e tem duração de quatro anos.  “São várias as oportunidades que estão à disposição dos licenciados no mercado de trabalho. Dentro do ambiente escolar, o licenciando tem como função primordial lecionar. Além disso, ele pode assumir cargos administrativos e liderar projetos educacionais e de pesquisa. Temos egressos do Campus Ji-Paraná que estão atuando nas diferentes instâncias do ensino, desde o ensino básico à graduação em instituições públicas e privadas. Ainda dentro do ambiente escolar, o egresso pode buscar oportunidades de pós-graduação em instituições renomadas, tanto no estado de Rondônia quanto em outras regiões do país. Saindo um pouco agora do âmbito escolar, o licenciado tem um leque de opções. Ele pode atuar, por exemplo, na indústria e em laboratórios de análises em diversas áreas, realizando tanto análises químicas e físico-químicas, trabalhando no controle de qualidade, realizando padronização de testes, entre outras atividades. Outra área que é muito procurada pelos licenciados em Química é a área de perícia. Nós temos egressos atuando tanto em laboratórios de análise de alimentos e na indústria de biodiesel, quanto atuando em cargos de chefia e de análise de qualidade. Esses são apenas alguns exemplos das possibilidades que se abrem para os licenciados em química, destacando a amplitude e a relevância desse campo de atuação no mercado de trabalho atual”, comenta a professora e coordenadora da Licenciatura em Química, Joci Neuby Alves Macedo.

Thiago de Oliveira Lima é egresso do curso de Licenciatura em Química do Campus Ji-Paraná. Ele conta que o curso foi importante tanto para sua formação profissional, quanto para a formação pessoal. “O curso proporcionou bagagem teórica e prática. Durante a graduação, pude realizar diversas atividades junto às escolas da região. Na área de pesquisa, o curso me deu um grande suporte, tive oportunidade de fazer estágio fora, com recurso do IFRO. Esse estágio foi feito na Universidade de São Paulo, no Instituto de Química, onde hoje eu sou aluno de pós-graduação. Então eu concluí a minha graduação e já entrei direto na pós-graduação. E eu sinto que o curso de Licenciatura em Química foi o grande responsável por isso, devido à excelência na minha formação ao longo desse período. Em relação ao desenvolvimento pessoal, o curso valoriza muito essa interação humana e isso abre várias portas, para saber se comunicar, expressar ideias, expressar opiniões, isso é muito importante no mercado de trabalho de hoje”, destaca o jovem.

Os outros cursos presenciais ofertados são Engenharia Agronômica (Colorado do Oeste – 40 vagas) e Análise e Desenvolvimento de Sistemas (Ji-Paraná – 40 vagas). Já os Cursos Técnicos em Análises Clínicas e Manutenção e Suporte em Informática Subsequentes ao Ensino Médio também são presenciais, e serão ofertados no Campus Guajará-Mirim (40 vagas) e Campus Porto Velho Calama (40 vagas), respectivamente.

Uma das ofertas para a modalidade de Educação a Distância (EaD) com encontros presenciais é para o Curso Superior de Tecnologia em Gestão Pública (vagas nos polos Porto Velho, Alto Paraíso, Cerejeiras, São Felipe do Oeste, Theobroma, Vale do Paraíso, São José do Egito (PE), Olho D’Água (PB) e Rubim (MG)). Em Vale do Paraíso, são ofertadas 10 vagas e a Coordenadora do polo local, Priscila Karla Santana de Freitas, destaca que a parceria com o IFRO tem sido fundamental para ampliar o acesso à educação de qualidade na região. “Temos grandes expectativas quanto à oferta do curso de Gestão Pública no polo de Vale do Paraíso (RO). Isso permitirá que mais pessoas obtenham uma educação superior sem precisar se deslocar para outras cidades, além de oferecer oportunidades de desenvolvimento pessoal e profissional para nossos estudantes. O curso também capacitará profissionais para atuarem na administração pública, contribuindo para a eficiência e a transparência na gestão dos recursos públicos. Convido a todos os interessados a se inscreverem no Processo Seletivo do IFRO e aproveitarem essa chance de fazer parte de uma instituição comprometida com a educação de qualidade”, reforça.

Em Cerejeiras (RO), também serão ofertadas dez vagas para Gestão Pública. A Coordenadora do polo local, Aline Pizapio Gader, destaca que com a oferta “a população tem a oportunidade de uma formação adequada para quem já está atuando ou deseja atuar em Gestão Pública. A Gestão Pública contempla várias disciplinas, entre elas, podemos destacar: Gestão de pessoas e comportamento organizacional; Fundamento da Ciências Sociais e Políticas; Governança Pública; dentre outras”.  A Coordenadora ressalta ainda a relevância deste curso no município de Cerejeiras. “Seria de suma importância que todos os gestores que nos representam e não têm ainda tal formação, aproveitassem esta oportunidade de um curso EaD gratuito ofertado pelo IFRO”.

Na modalidade EaD com encontros presenciais, também é ofertada a Licenciatura em Pedagogia e Educação Profissional e Tecnológica – UAB (Polos de Porto Velho, Ariquemes, Colorado do Oeste, Chupinguaia, Buritis, Ji-Paraná, Nova Mamoré, Guajará-Mirim e São Miguel do Guaporé). Há vagas também para os Cursos Superiores de Tecnologia em Gestão Pública e Gestão Comercial na modalidade EaD no Campus Vilhena.

Para ingresso nos cursos técnicos subsequentes ao ensino médio ou de graduação, com vaga nas modalidades de ensino presencial e a Educação a Distância (EaD), o requisito é que o candidato tenha o ensino médio completo, comprovado por meio do Histórico Escolar do Ensino Médio, Boletim Escolar Oficial (ou documento oficial equivalente), a ser entregue no ato da matrícula. O Processo Seletivo Simplificado (PSS 2024/2) é organizado pela Coordenação de Exames e Admissão (CEA/IFRO). Todo ensino do IFRO é público e gratuito, não havendo cobrança de taxa de expediente/manutenção, taxa de inscrição, taxa de matrícula e/ou mensalidade.

Estão previstas as vagas destinadas à ampla concorrência e às reservadas para Pessoa com Deficiência (PcD) e para as Ações Afirmativas/Cotas Sociais, voltadas para alunos que tenham cursado integralmente o ensino médio na rede pública de ensino, para estudantes oriundos de famílias com renda per capita igual ou inferior a 1 salário-mínimo e para as Ações Afirmativas de pretos, pardos e indígenas. Além disso, há a reserva de vagas aos estudantes que sejam egressos dos cursos técnicos ofertados pelo IFRO.

Inscrições

Para realizar a inscrição, o candidato deverá ter em mãos documento oficial de identificação e o número de CPF, mais o Histórico Escolar do Ensino Médio e o Boletim Escolar oficial. As inscrições para o Processo Seletivo Simplificado serão realizadas exclusivamente on-line no seguinte link: https://inscricao.ifro.edu.br/.

A seleção tem por base uma única etapa, que consiste na classificação do candidato pelo seu desempenho nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática, Química, Física, Biologia, História e Geografia, do 1º ao 3º ano do ensino médio. Deve-se lançar as notas/conceitos anuais (médias finais) por disciplina cursada por ano no ensino médio no sistema de seleção.

 O candidato menor de 18 anos não emancipado deve necessariamente contar com a participação e presença do seu responsável legalmente investido em todos os atos formais relacionados ao Processo Seletivo Simplificado – PSS 2024/2, sejam eles a inscrição, assinatura de documentos, avaliação das modalidades de reserva de vagas, matrícula e registro acadêmico, e/ou quaisquer outros assuntos correlatos ao certame.

Carla Coêlho, Coordenadora de Exames e Admissão do IFRO, destaca que a prorrogação é mais uma oportunidade que o IFRO oferta àqueles que querem fazer um curso técnico, um curso de graduação, seja tecnólogo, bacharelado ou licenciatura. “Além de não haver nenhum tipo de custo com matrícula e mensalidades, os estudantes que ingressam no IFRO encontram uma formação com um corpo docente altamente qualificado junto do qual poderão participar de atividades de projetos de ensino, pesquisa e extensão, nas mais diversas áreas de atuação. Além dos auxílios de assistência estudantil, o aluno poderá participar de projetos de ensino, pesquisa e extensão recebendo bolsas de iniciação científica. Com relação às datas, é importante que os candidatos estejam sempre atentos aos editais e eventuais alterações, principalmente às datas das publicações dos resultados e para envio da documentação para efetivação da matrícula, bem como aos solicitados conforme a modalidade de vaga que estão concorrendo (Ampla Concorrência ou Ações Afirmativas/Cotas Sociais)”, reforça Carla Coêlho.

 A publicação da lista dos candidatos inscritos, com o resultado preliminar, será divulgada no dia 24/6/2024 (após as 18 horas). O período para interposição de recursos contra o resultado preliminar ocorre dias 25 e 26/6/2024. Já o resultado final e a convocação para matrícula em primeira chamada estão previstos para o dia 3/7/2024 (após as 18 horas). Havendo vagas não preenchidas, a convocação em 2ª chamada ocorre em 16/7/2024; e a convocação em 3ª chamada em 29/7/2024, sempre após as 18 horas.

Para ler o Edital 23/2024/REIT-CEA/IFRO com as vagas dos Cursos Técnicos Subsequentes ao Ensino Médio acesse o seguinte link: https://selecao.ifro.edu.br/simplificado/1338-edital-n-23-2024-processo-seletivo-simplificado-cursos-subsequentes

Para ler o Edital 24/2024/REIT-CEA/IFRO dos Cursos de Graduação, clique no link: https://selecao.ifro.edu.br/simplificado/1339-edital-n-24-2024-processo-seletivo-simplificado-cursos-de-graduacao

Assessoria de Comunicação e Eventos – ASCOM/IFRO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp