Cacoal/RO, 14 de junho de 2024 – 01:12
Search
Anuncie aqui
Search
14 de junho de 2024 – 01:12

Irmãs fazem da paixão por estética, beleza e café um bom negócio no interior de Rondônia

Anuncie aqui

Irmãs decidiram empreender juntas e contam como é essa relação de trabalho e os desafios de serem donas do seu próprio negócio 

Larissa e Priscila Moureira nasceram, cresceram e hoje também empreendem na cidade de Pimenta Bueno

Foi a partir de uma experiência conjunta em uma empresa da cidade de Pimenta Bueno, no interior de Rondônia, que as irmãs Priscila Moureira Lima Almeida, de 33 anos, e Larissa Moureira Lima, de 28 anos, começaram a pensar em empreender no setor de estética e beleza.

A princípio, cada uma seguiu seu rumo. Larissa começou a fazer atendimentos a domicílios, como manicure e pedicure, e Priscila foi trabalhar, também por conta própria, com depilação e estética fácil e corporal. Depois de um certo tempo, no ambiente familiar, em um bate papo de maninhas, as duas começaram a conversar sobre seus projetos para o futuro e a ideia de empreender juntas não demorou para surgir.

“Na verdade, montar um negócio próprio junto com a minha irmã acabou sendo natural e tem sido bem melhor do que eu imaginava! A gente se dá bem, cada uma gosta de uma área e assim a gente se completa. Não é do jeito que a maioria imagina e fala, que um negócio familiar dá muita briga e pode acabar mal. Nós temos sim opiniões contrárias, mas a gente respira fundo e volta com tudo”, conta Priscila.

Percepção essa que também é compartilhada por Larissa. “Empreender junto com a minha irmã é muito bom, porque nós duas nos entendemos muito e, eventualmente, quando surge algum desentendimento, cada uma vai pra sua casa, se acalma e depois a gente resolve, a gente conversa. Eu não tenho problema nenhum em chegar e falar o que tô sentindo para a minha irmã. Já com outro sócio, não sei como seria, se eu teria essa liberdade. Eu sei que eu não tenho medo nenhum de me posicionar com a minha irmã. A gente tem total liberdade para conversar”, completa a caçula.

Nem mesmo a Covid-19 adiou os planos das irmãs

A união e a vontade de serem donas do próprio negócio não permitiu que as duas irmãs ​perdessem a coragem nem mesmo em meio às incertezas da pandemia do coronavírus e em janeiro de 2020, inauguraram o seu próprio empreendimento. Hoje o Studio Moureira Beleza & Estética é uma realidade e cada vez mais vem conquistando o seu espaço.

“Foi bem difícil, foi com muito medo, mas fomos de cara e graças a Deus tem dado certo. Não vou negar que teve muito choro, muita preocupação, pois foi bem no início da Covid-19, quando fechou tudo. Então a gente tinha acabado de fazer um investimento alto, tinha o aluguel também, mas não desistimos. Conversamos com o proprietário do imóvel, pra ir segurando um pouco e ele nos ajudou muito também”, lembra Priscila.

No começo os atendimentos precisavam ser limitados. Enquanto Priscila atendia em uma área externa, Larissa trabalhava no seu espaço, dentro do estúdio, tomando todas as medidas possíveis para reduzir o risco de contato e transmissão da doença.

Superada a pandemia, hoje as maiores dificuldades em ser dono do próprio negócio, segundo a visão das irmãs, é se destacar em um mercado tão concorrido, como é o de Beleza e Estética.

Priscila e a irmã Larissa se mantem em constante evolução, participando de cursos e especializações

“Temos tentado algumas ferramentas, estratégias, mas acho que nesse momento isso é o que a gente mais precisa, que o estúdio seja ainda mais conhecido. Inclusive a busca por um novo espaço, foi pensando na nossa visibilidade. A gente estava bem escondidinha e buscamos um local mais bem localizado, com mais movimento”, conta Larissa.

Há menos de dois meses, o Studio Moureira Beleza & Estética reinaugurou em novo endereço, na Rua Alcinda Ribeiro de Souza, no Bairro Alvorada, uma região em plena ascensão comercial no município de Pimenta Bueno.

Além disso, ao longo dos anos, a gama de serviços e atendimentos oferecidos pelas irmãs Moureira evoluiu bastante e em um só lugar, clientes podem contar com extensão de cílios, design de sobrancelhas e micropigmentação, limpeza de pele, ventosaterapia, massagem corporal, depilação, corte de cabelo e tratamentos capilares, design de unhas e muito mais. A busca por especialização também é constante na jornada empreendedora das irmãs, que estão sempre participando de cursos e capacitações.

E sabe o que é melhor? Agora, além de ter acesso a dezenas de serviços de beleza e estética, nesse mesmo lugar as pessoas têm a chance de experimentar cafés especiais, servidos em bebidas bastante diferenciadas e até mesmo curiosas.

Com o apoio da irmã, Larissa abriu a Coffee Time Moureira

“O desejo de criar a cafeteria surgiu quando eu fui para São Paulo, na Beauty Fair, em uma missão promovida pelo Sebrae Rondônia. Lá a gente fez algumas visitas técnicas e uma dessas visitas foi a um salão que contava com uma cafeteria e eu me espelhei nisso”, relata Larissa.

A princípio, a Coffee Time Moureira começou servindo o Café Arábica, mas não demorou muito para os Robustas Amazônicos terem o seu espaço garantido. “Eu ainda não conhecia o café da nossa região, mas a partir do momento que eu conheci o Café Robusta, no Concurso de Qualidade do Café de Rondônia, o Concafé, eu fiquei apaixonada. Fiquei impressionada pela grandiosidade dos Cafés Robustas e a evolução que esse café vem conquistando”.

O desejo de abrir uma cafeteria surgiu quando Larissa participou de uma missão empresarial do Sebrae RO em São Paulo

A ideia de Larissa foi muito bem aceita por Priscila e a caçula foi atrás de transformar mais um sonho em realidade e superou todos os desafios para agregar ao salão de estética e beleza, uma cafeteria. Vale destacar que todas as bebidas servidas no Coffee Time Moureira foram criadas por Larissa, que contou com um apoio especial.

“Eu e meu esposo gostamos demais de café e em casa a gente já preparava diversos tipos de bebidas tendo como base o café. Quando eu pensei em criar a cafeteria e tive todo o apoio da minha irmã, eu fui pensando nas bebidas que podíamos servir, fui criando com a ajuda do meu marido Agenor. E aí eu ia servindo as criações para a família toda e para os amigos. Conforme a aceitação, eu fui incluindo as bebidas no cardápio da Coffee Time Moureira”, revela Larissa.

Todas as bebidas servidas na Coffee Time Moureira foram criadas pela própria Larissa

Hoje, a cafeteria também serve salgados e doces, mas foca, principalmente, em apresentar para as pessoas a versatilidade do café em diferentes tipos bebidas. A proposta tem dado certo e a cada dia vem despertando a curiosidade das pessoas e fidelizando clientes.

“A nossa missão agora é despertar, cada vez mais, o interesse das pessoas por um café de qualidade, valorizar a nossa produção regional e apresentar propostas diferentes para um cafezinho. Nesse sentido, por exemplo, nós temos no nosso menu o Ice Coffee, a Caipirinha de Café, o Shake Coffee, o Expresso Cana, que é uma bebida a base de caldo de cana e café, o Expresso Laranja, que une o sabor do café e da laranja, o Coffee Verão, feito com água de coco, e muitas outras combinações”, instiga Larissa.

A iniciativa das irmãs em unir em um só local uma cafeteria e um estúdio de estética e beleza continua sendo inédita na cidade. Foi o primeiro e continua sendo o único empreendimento deste tipo em Pimenta Bueno.

“Nós sonhamos juntas desde o início e juntas nós conseguimos transformar o nosso próprio negócio em uma realidade. Parece que o empreendedorismo pulsa da mesma forma nas nossas veias, pois nós duas não conseguimos ficar paradas e sempre estamos em busca de evoluir. Empreender junto com a Lala foi a minha melhor decisão”, emociona-se Priscila.

Na Coffee Time Moureira, o Café Hel, de Novo Horizonte, é o representante dos Robustas Amazônicos

Formalização

Desde o início das suas jornadas empreendedoras, Larissa e Priscila viram no MEI a forma mais simples de se formalizar, garantindo inclusive um CNPJ e a possibilidade de emitir notas fiscais e até mesmo de ter acesso à empréstimos com melhores taxas de juros. Hoje, continuam atuando como MEI, mas o avanço dos negócios já as fazem pesquisar novas alternativas.

“O MEI é uma modalidade de registro sensacional para aqueles profissionais autônomos que atuam como pequenos empreendedores. Tanto eu, como a Larissa, começamos pelo MEI, mas já estudamos a possibilidade de dar mais um passo em frente”, enfatiza Priscila.

Apesar de terem tarefas e atribuições definidas, as irmãs tomam juntas todas as decisões

Nessa busca pela melhor escolha para o seu negócio, as irmãs têm contado com o apoio do Sebrae Rondônia que, segundo elas, tem sido um grande parceiro. “Todas as dúvidas que nós temos, nós buscamos orientação junto à equipe do Sebrae. Eles nos orientaram desde a abertura do MEI, em todas as etapas da formalização e agora que pensamos na expansão, nós estamos tendo apoio”, conta Larissa.

“Além disso, na internet, a gente sabe que o Sebrae é fonte segura de informação e pesquisa e eles disponibilizam muitos conteúdos que vão ao encontro dos anseios dos pequenos empreendedores. Então se eu pudesse dar um conselho, especialmente para aqueles que estão começando agora, é para que busquem o Sebrae”, completa Priscila.

Uma coisa é certa: a união de duas irmãs obstinadas trouxe para Pimenta Bueno um novo modelo de empreendimento. O estúdio/cafeteria é um exemplo de como pequenos negócios contribuem com a transformação da realidade local.

As irmãs procuram aproveitar ao máximo os encontros e ações promovidos pelo Sebrae, a quem consideram um grande parceiro

 

(Texto: Giliane Perin / Fotos: Giliane Perin e Arquivo Studio Moureira)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp