Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 02:12
Search
Search
13 de junho de 2024 – 02:12

Judiciário de Rondônia celebra 95 anos de instalação da Comarca de Guajará-Mirim

Primeira Comarca de Rondônia foi instalada em 10 de abril de 1929, pelo TJ do Mato Grosso

Nesta terça-feira, 9 de abril, o Fórum Nelson Hungria sediará um evento alusivo aos 95 anos de instalação da Comarca de Guajará-Mirim, a primeira de Rondônia. Para comemorar a data especial, o Tribunal de Justiça prepara um evento na comarca histórica. A celebração marcará a abertura da Exposição Comarca de Guajará-Mirim – 95 anos, com fotografias e documentos históricos que retratam a trajetória da jurisdição pioneira.

Para o presidente do TJRO, desembargador Raduan Miguel Filho, a cidade tem importância singular, com registros dos tempos da comarca de Santo Antônio do Rio Madeira, instalada em 1912, cuja jurisdição foi transferida no final da década de 1920, para Guajará, localidade às margens do rio Mamoré, na fronteira do Brasil com a Bolívia.

Evento

A cerimônia terá início às 12h, no fórum local, na avenida XV de Novembro, no bairro Serraria. Haverá homenagem a magistrados(as) que passaram pela comarca pioneira, como a desembargadora aposentada Ivanira Feitosa Borges, primeira juíza do Estado de Rondônia; e o desembargador César Montenegro, um dos primeiros desembargadores do TJRO, que foi juiz federal na cidade no período do antigo território.

Um vídeo com memórias da comarca será apresentado durante o evento. Símbolos da cultura guajaramirense, os grupos folclóricos Flor do Campo e Malhadinho farão uma participação especial no evento.

Exposições e livro

Além da exposição de fotografias e documentos históricos, haverá visitas guiadas por servidores do Centro Cultural e de Documentação Histórica do TJRO para estudantes das escolas da cidade. Além desta exposição, um bônus para os visitantes, durante os dias 9, 11 e 12 de abril de 2024, é a Exposição Quando as Máquinas de Escrever Dominavam o Mundo, por meio da qual diversos modelos de máquinas de datilografia serão expostos ao público. Curador dessa exposição, o servidor Herlon Gomes, egresso da comarca de Guajará, fará o lançamento do livro “Paiol de pólvora”.

(Assessoria de Comunicação Institucional/TJRO)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp