Cacoal/RO, 17 de maio de 2024 – 21:25
Search
Search
17 de maio de 2024 – 21:25

Mais de 23 mil tablets serão distribuídos pelo Governo de RO para estudantes

Estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros representaram os alunos na entrega simbólica dos equipamentos

 

Com o objetivo de facilitar a integração da tecnologia na Educação, o Governo de Rondônia fez entrega simbólica de tablets para estudantes da escola Mariana, Daniel Neri e Flora Calheiros, na terça-feira (23), visando promover um ambiente de aprendizagem mais dinâmico e inclusivo para os alunos em todo o Estado, com  investimento de R$ 10.016.864,77 (dez milhões, dezesseis mil, oitocentos e sessenta e quatro reais e setenta e sete centavos). Os 9.893 equipamentos serão disponibilizados para estudantes matriculados no Ensino Médio da Mediação Tecnológica e das Escolas de Tempo Integral.

Por meio da Lei da Conectividade Nº 14.172/2021, o governo federal contribuiu com a compra de 13.328 tablets e chips que também serão distribuídos para os estudantes do ensino médio. Foram investidos R$ 13.500.331,04 (treze milhões, quinhentos mil, trezentos e trinta e um reais e quatro centavos). Somando-se às aquisições do Estado, serão 23.217 equipamentos entregues; somente em 2024.

De acordo com a titular da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Ana Pacini, essa iniciativa está alinhada com o Plano Estadual de Educação (PEE) de Rondônia. Projetos como Rondônia Educacional na Era Digital voltado para o Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano, Projeto Fortalecimento das Aprendizagens de Língua Portuguesa e Matemática e o Projeto Trilhando Rumo ao Enem #Agoravai, possuem conteúdos digitais e refletem nas ações do Estado em modernizar e enriquecer o sistema educacional.

Para o governador de Rondônia, Marcos Rocha, a entrega dos tablets vai transformar as salas de aula em espaços de aprendizagem mais dinâmicos e inclusivos. “Com esses investimentos, o Governo segue com ações direcionadas às necessidades primordiais no que tangem à educação e com o preparo dos alunos para os desafios do futuro. Rondônia está no caminho certo para se tornar um exemplo de inovação educacional no país”, salientou.

As entregas fazem parte do cumprimento de metas específicas estabelecidas pelo PEE, como a Meta 03, que visa garantir a aquisição de equipamentos tecnológicos para todas as escolas de ensino médio; e a Meta 08, vinculada à estratégia 8.14, que procura prover equipamentos e recursos tecnológicos digitais para todas as escolas públicas da educação básica.

Segundo a secretária, a medida visa garantir que todos os alunos tenham igualdade de oportunidades para aprender e desenvolver habilidades digitais, essenciais para o século 21. “Com a introdução desses dispositivos nas salas de aula, os educadores terão a capacidade de adaptar os materiais de ensino de acordo com as necessidades individuais dos alunos, oferecendo atividades e recursos que atendam aos diferentes estilos de aprendizagem e níveis de habilidade”, ressaltou.

 

Fonte
Texto: Ananda Carvalho
Fotos: Nilson Santos
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp