Rondônia, 20 de julho de 2024 – 20:43
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 20:43

Mais de 330 mil atendimentos em propriedades da agricultura familiar foram executados pela Emater na gestão do coronel Marcos Rocha

Anuncie aqui

A Entidade Autárquica de Assistência Técnica e Extensão Rural – Emater é uma das instituições mais antigas de Rondônia. Em agosto completou 51 anos de atendimento direcionado à comunidade rural rondoniense, em especial a agricultura familiar em diversos setores da cadeia produtiva. O candidato ao governo e Rondônia, coronel Marcos Rocha, do União Brasil (44) quer continuar fortalecendo as atividades de assistência técnica e extensão rural nos 52 municípios. “Nos últimos três anos e meio foram entregues à Emater mais de 200 veículos entre utilitários e traçados e 1.200 computadores, tablets e notebooks para facilitar o trabalho dos extensionistas rurais, que estão na linha de frente fortalecendo a agricultura familiar que é a base da agricultura do nosso Estado, com mais de 40 mil propriedades atendidas por ano”, ressaltou o coronel Marcos Rocha.

A Emater tem uma das maiores estruturas do Governo de Rondônia e está presente nos 52 municípios e em praticamente todos os distritos do Estado. Na gestão do coronel Marcos Rocha foram reformados 17 escritórios locais da Emater e 9 estão em processo, todas as unidades foram climatizadas, e além disso foi feita a troca do mobiliário de 81 unidades espalhadas por Rondônia. A Emater presta diversos tipos de atendimento em especial ao agricultor familiar nas diversos metodologias de extensão rural com resgate da cidadania, igualdade, fortalecendo a  transformação da unidade familiar, por isso de acordo com Rocha a agricultura familiar  tem sido fortalecida, chegando a todos os municípios para melhorar a produção agrícola familiar. “Na minha gestão investimos muito, seja recursos próprios ou buscando em outros locais como parceiros federais”.

NO CAMPO

O resultado dos investimentos pode ser visto diretamente no campo. O produtor de café de Nova Brasilândia, Júnior César Vieira Neves, destaca a importância do trabalho que vem sendo feito pela Emater e os investimentos feitos pelo coronel Marcos Rocha no setor do agronegócio, em especial na agricultura familiar. “Nós fomos beneficiados com calcário, mudas de café selecionadas pelo programa ‘Plante Mais’ e que aumentou a nossa produtividade e queremos que Rondônia continue crescendo e no rumo certo do jeito que estamos agora”, garante o agricultor.

O investimento em materiais e em veículos para alcançar os produtores rurais também é reconhecido pelos servidores da Emater que atuam no dia-a-dia da instituição. De acordo com a extensionista Helena Silva Sena, que trabalha no escritório da Emater de Porto Velho, “as entregas que foram feitas na gestão do governador Marcos Rocha, tem feito a diferença no trabalho dos servidores no desenvolvimento dos projetos que estão em andamento, para ajudar no fortalecimento da cadeia produtiva em todo o Estado. “Nós prestamos assistência técnica nas linhas e distritos terrestres ou ribeirinhos nas áreas social, econômica e ambiental. Temos conseguido desenvolver nosso trabalho com excelência e atender a demanda que é bem grande. O agricultor fica satisfeito porque desenvolvemos um plano de trabalho para resolver os gargalos de uma forma específica visando potencializar a produção da propriedade e alcançar os canais de comercialização”, destaca a servidora.

O extensionista rural, Hilton Uchoa das Neves trabalha há 40 anos na Emater e hoje, atua como gerente regional do território Madeira-Mamoré na região de Porto Velho. Ele reforça a transformação que tem acontecido na Emater, graças ao esforço de todos os servidores envolvidos e do Governo de Rondônia, que tem dado total apoio à pasta nesta atual gestão do coronel Marcos Rocha. “Eu passei por várias gestões dentro da Emater e nunca fomos tão valorizados, enquanto servidores e tivemos total apoio para desenvolver nossas atividades. Hoje a Emater está estruturada, trabalhando com carros novos, cada extensionista tem notebook e tablet. Nós agora vamos ao campo fazer a visita e temos todas as informações online. Sem contar que sem a Emater a agricultura familiar não existiria”, destacou o servidor.

CORONEL MARCOS ROCHA:

– Site oficial: https://governadormarcosrocha.com.br
– Site de mobilização: https://euapoio.governadormarcosrocha.com.br
– Facebook (fanpage): https://www.facebook.com/celmarcosrocha
– Instagram: https://www.instagram.com/celmarcosrocha
– Twitter: https://twitter.com/celmarcosrocha
– YouTube: https://www.youtube.com/CelMarcosRocha
– TikTok: https://www.tiktok.com/@celmarcosrocha
– WhatsApp: 69 99299-3395

(Assessoria)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp