Cacoal/RO, 18 de maio de 2024 – 01:43
Search
Search
18 de maio de 2024 – 01:43

Meteorologista alerta para mudanças climáticas no Brasil e no mundo

A região Centro-Sul enfrenta um dos invernos mais quentes e secos da história e o prognóstico é de chuvas irregulares nos próximos meses

DAVID MCNEW/AFP – Chamas queimam no rio Klamath durante o McKinney Fire na Klamath National Forest, a noroeste de Yreka, Califórnia

 

As mudanças climáticas impões desafios e causam transtornos ao planeta, como os recentes incêndios na Europa e nos Estados Unidos. No Brasil,  a região Centro-Sul enfrenta um dos invernos mais quentes e secos da história. Já os meteorologistas se debruçam sobre os fatores que vem provocando essas alterações.

Em entrevista à Jovem Pan News, o meteorologista do Instituto de Astronomia da Universidade de São Paulo (IAG-USP), Augusto José Pereira, destacou que o prognóstico é de chuva irregular no país nos próximos meses: “Esse próximo trimestre, inclusive até próximo do fim do ano, é de seca na região sul do Brasil e chuva na Amazônia e Nordeste.

Em particular no Nordeste, chuva muito acima do normal. Interessante é que a Austrália, que é sempre muito seca, terá um prognóstico de muita chuva, recordes de chuva para os próximos meses. E a razão é que o Oceano Pacífico, na região da Austrália, está muito quente, e mais para o nosso lado está muito frio. Este muito frio do nosso lado está caracterizando o fenômeno La Ninã, que tende a produzir mais chuva no Norte do Brasil e menos chuva no Sul. Nós estamos diante de uma situação intermediária, em São Paulo a situação é limítrofe. Pode ocorrer de ficar na seca do Sul ou do lado do Norte com mais chuva”.

Por Jovem Pan

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp