Morcego testa positivo para raiva em Cacoal, e Semusa inicia vacinação preventiva de cães e gatos

Campanha começou na quarta-feira, 6 de maio, logo após a chegada do resultado positivo; ação será realizada casa a casa em linhas rurais e no Setor Prosperidade

A Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal, por meio da Unidade de Vigilância de Zoonoses, informou que um morcego testou positivo para raiva no município. Com a confirmação do resultado, a Semusa iniciou ainda na quarta-feira, 6 de maio, uma ação preventiva de bloqueio vacinal nas áreas próximas ao local onde o animal foi encontrado.

Segundo a Secretaria, não há motivo para pânico. A medida faz parte do protocolo de prevenção e controle da raiva e tem como objetivo reduzir riscos à população, proteger os animais domésticos e impedir a circulação do vírus na região.

A vacinação está sendo realizada de casa em casa em cães e gatos a partir de três meses de idade. As equipes percorrem as Linhas 07, 08, 09, 10, 11, Linha E, Riozinho e Setor Prosperidade, abrangendo um raio de até 12 quilômetros da região do Riozinho.

A Semusa reforça que a população deve permanecer atenta, mas tranquila, uma vez que todas as medidas preventivas estão sendo tomadas. A colaboração dos moradores é fundamental para o sucesso da campanha. A orientação é que os tutores recebam bem os agentes, mantenham cães e gatos em local seguro e facilitem o acesso das equipes aos animais.

A raiva é uma doença grave e pode atingir animais e seres humanos. Por isso, a vacinação de cães e gatos é considerada uma das principais formas de prevenção.
Moradores das áreas atendidas que tiverem dúvidas podem entrar em contato com a Unidade de Vigilância de Zoonoses pelo telefone (69) 3443-8130.

Mais notícias sobre cidades de Rondônia


Escola de Alto Alegre recebe reforma geral com apoio de Cirone

O vereador Sidney Buguin informou que os recursos já estão na conta da Prefeitura A Escola Municipal de Ensino Fundamental Euzébio de Queiroz, do município...