Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 00:08
Search
Search
13 de junho de 2024 – 00:08

Municípios fortalecem medidas sustentáveis durante Semana do Meio Ambiente

Exibição de animais taxidermizados foi uma das atrações da semana 

 

O governo de Rondônia promoveu de 3 a 7 de junho, a Semana do Meio Ambiente, com uma programação que incluiu palestras, workshops, mutirões de limpeza, pit stop e plantio de árvores. Além de sensibilizar a população da importância da preservação ambiental para qualidade de vida, as atividades tiveram o objetivo de estimular a adoção de medidas sustentáveis no cotidiano, incentivando ações que contribuam para conservação dos ecossistemas e mitigação das mudanças climáticas.

A programação foi organizada pela Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam), por meio da Coordenadoria de Educação Ambiental (Ceam), através de um esforço conjunto, envolvendo diversos setores do governo, sociedade e instituições acadêmicas, para promover a preservação dos recursos naturais, enfrentar os desafios ambientais que afetam o estado e proporcionar um espaço de diálogo e reflexão sobre políticas e práticas ambientais. As atividades foram intensificadas na quarta-feira (5), dia em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, com ações em diversos municípios do estado.

Evento contou com exposição de artesanatos produzidos por comunidades indígenas

O governador de Rondônia, Marcos Rocha ressaltou que, o governo estadual tem investido e incentivado projetos e campanhas com o intuito de estimular a consciência ambiental.

Para o secretário da Sedam, Marco Antonio Lagos, através da educação e engajamento da sociedade que se pode construir um futuro mais verde e equilibrado para todos. “A Semana do Meio Ambiente é essencial para fortalecer o vínculo entre as pessoas e a natureza, além de disseminar práticas sustentáveis. Por isso, é fundamental o envolvimento da sociedade, para fortalecer as iniciativas em prol do meio ambiente”, destacou.

PORTO VELHO

Em Porto Velho, a programação foi aberta na segunda-feira (3), em um encontro que apresentou o  plano de trabalho da semana e compartilhou as ações organizadas para o evento. Na terça-feira (4), a atividade aconteceu na Avenida Farquar, em frente ao Palácio Rio Madeira (PRM), onde ocorreu distribuição de mudas, visando estimular a ideia de reflorestamento.

Nos dias subsequentes, as iniciativas foram realizadas em um shopping da Capital, localizado na Avenida Prefeito Chiquilito Erse, nº 3.288, Bairro Flodoaldo Pontes Pinto, com exposição de artesanato produzido por comunidades indígenas, distribuição de mudas e materiais informativos, exibição de animais taxidermizados e uma apresentação cultural de dança de carimbó, que foi apresentada pelo grupo do Centro de Convivência do Idoso de Porto Velho (CCI), e que marcou o encerramento da programação.

ALTA FLORESTA D’OESTE

Todos os municípios contaram com distribuição de mudas

A Semana do Meio Ambiente em Alta Floresta d’Oeste foi marcada pela realização da Trilha Ecológica, envolvendo alunos das séries iniciais de escolas da área rural do município. Durante o percurso, foram oferecidas oficinas temáticas aos participantes, contando sempre com inovações, para tornar a trilha ecológica cada vez mais dinâmica e atrativa.

As ações de educação ambiental na trilha seguirão até 15 de junho, e no encerramento receberá um grupo de crianças e adolescentes do Clube de  Desbravadores, de uma igreja local. Também foi realizada ação de educação ambiental em um empreendimento do ramo de madeiras, com alunos do ensino médio, objetivando apresentar o setor madeireiro e florestal para adolescentes em busca de uma formação acadêmica.

BURITIS 

No município de Buritis, foi realizado um pit stop ambiental na Praça Municipal, com doação de mudas, com o intuito de sensibilizar a população sobre a importância da preservação ambiental e promover a participação ativa dos cidadãos na construção de um ambiente mais sustentável. A ação foi realizada pelo Escritório Regional de Gestão Ambiental (Erga), Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Departamento Municipal de Trânsito (DMTRAN) e uma empresa concessionária de água.

COSTA MARQUES 

Um pit stop com distribuição de mudas ornamentais e florestais foi organizado pelo Erga, em Costa Marques. A ação contou com a colaboração do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Rondônia (CBMRO), Secretaria Municipal de Turismo e Meio Ambiente de São Miguel do Guaporé, com o objetivo de embelezar os espaços urbanos, e promover a conscientização da importância da preservação ambiental e reflorestamento. A iniciativa conjunta fortalece o compromisso das instituições com a sustentabilidade e incentiva a participação ativa da comunidade na construção de um futuro mais verde e equilibrado.

GUAJARÁ-MIRIM 

Em Guajará-Mirim o Erga, em parceria com Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma), Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO), Polícia Mirim e Defesa Civil, realizaram um pit-stop nas ruas da cidade, abordando a temática de educação e conscientização ambiental. Também foram distribuídas mudas de espécies frutíferas e panfletos educativos.

JI-PARANÁ

Durante a Semana do Meio Ambiente, o Escritório Regional de Gestão Ambiental de Ji-Paraná realizou diversas ações no município, como palestra sobre “Pesquisa em Recursos Hídricos”, para os alunos do curso de Engenharia Ambiental, da Universidade Federal de Rondônia (Unir), gincana cultural com temas ambientais entre alunos de escolas da cidade, além de atividade de fiscalização e conscientização sobre queimadas urbanas, visando conscientizar os munícipes sobre os impactos causados à saúde e ao meio ambiente.

A programação contou com a participação de representantes da Secretaria Municipal de Ji-Paraná (Semagri), Clube de serviços, Colônia de Pescadores, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Rondônia (Emater-RO) e EEEFM Antônio Bianco.

MACHADINHO D’OESTE

Em comemoração ao Dia Mundial do Meio Ambiente, o Erga de Machadinho d’Oeste realizou pit stop em frente à Praça Central,  com o objetivo de conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental, bem como, promover ações práticas, entre elas a prevenção às queimadas, para proteger o meio ambiente. A programação contou com a participação da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo (Semma), Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), PMRO e Comando da Polícia Mirim.

Fonte

Texto: Adenilson Florentino
Fotos: Milton Wanzeller
Secom – Governo de Rondônia

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp