O Museu da Memória Rondoniense (Mero) desempenha um papel importante na implementação da Política Nacional de Educação Museal, proposta pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram). Ao estimular as visitas, o Governo de Rondônia reforça a política pública com ações da Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), objetivando a organização, o desenvolvimento, fortalecimento e fundamentação do campo da educação museal.
De acordo com o administrador do Museu, Sian de Souza Gadelha, “mesmo durante o período de reforma, o Mero continua aberto ao público. Somente os agendamentos de escolas estão suspensos, temporariamente, devendo voltar assim que a reforma for concluída”, pontuou.
PROGRAMAÇÃO
Durante o mês de fevereiro estão abertas visitas às exposições:
- Museu Palácio e Trajetórias;
- Sala do Governador;
- Descamação Celular – Rita Queiroz; e
- Afetividade Poética do Lugar.
O cine museu será realizado no dia 27, e o Domingo no Museu será realizado no dia 25 de fevereiro, das 9h às 12h, com atividades lúdicas voltadas ao público infantil, na temática do Carnaval.
HORÁRIO
O Museu da Memória Rondoniense fica aberto para visitações de terça a sexta-feira, das 14h às 17h.
VISITAS ESCOLARES
Em 2023, o Mero se destacou como um importante local de visitas escolares, em Rondônia. Foram mais de 7 mil visitas do público em geral, incluindo cerca de 60 escolas, tanto de Porto Velho quanto do interior, cujo público representou 2.774 alunos das redes pública e particular.
As visitações ao museu proporcionam uma oportunidade aos alunos de aprenderem além da sala de aula, tendo a chance de explorar a história, a cultura e as artes locais. Os trabalhos desenvolvidos pelo Mero buscam despertar o interesse dos estudantes pelo mundo que os cerca, sensibilizar o olhar de cada um para a cultura da História de Rondônia e à construção da própria identidade. (SecomRO)