Rondônia, 22 de julho de 2024 – 19:18
Search
Anuncie aqui
Search
22 de julho de 2024 – 19:18

O DIA 1 DE MARÇO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

1.3.2024 – BOM DIA!

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1.942 – A professora rural Aurélia Banfield é nomeada para reativar a escola “Oswaldo Cruz”, em Santa Izabel (hoje Candeias), com 60 alunos.
OBS: Aurélia Banfield foi da 1ª turma de professorandas do colégio Auxiliadora, em 1940.
1956 – Até dia 15 o Aeroclube de Porto Velho recebe inscrições para formação de nova turma de pilotos, tendo como instrutor Virgílio Lira.
1983 – O deputado Amir Lando (PMDB) classificou de “obra eleitoreira” a construção da hidrelétrica de Samuel – em seu discurso de 45 minutos, faltou luz elétrica duas vezes na Assembleia.
1984 – O governador Jorge Teixeira, que viajou com o presidente João Figueiredo à Bolívia, cometeu “crime de responsabilidade”, conforme o deputado Tomás Correia (PMDB), por não ter pedido licença da Assembleia.
1984 – Chama-se Thais, a 1ª criança a nascer neste mês de março em Rondônia. Só no Hospital de Base foram 20 “choros”, inclusive o de Thais, pouco antes da 3 da manhã.
1985 – O PDS (AM) pesquisa para saber se os filiados querem o governador Jorge Teixeira (R)O) como candidato a governador daquele Estado. Teixeira já disse não ter interesse.
1991 – A Câmara de Porto Velho aprova projeto do vereador Aparício Carvalho, criando uma legislação de proteção e incentivo ao produtor cultural.

HOJE É
Dia Mundial da Oração (data móvel – na primeira 6ª feira de março). Dia Mundial de Zero Discriminação (ONU). Dia Mundial do Turismo Ecológico. Dia Internacional da Proteção Civil.
Católicos celebram Santa Eudóxia, Santo Albino, São Felix III, São Suitberto, São Davi de Menevia.

BRASIL
1565 — Estácio de Sá lança a cidade de São Sebastião do Rio de Janeiro, em honra ao rei Sebastião I. Em 1889 — Acontece o “Milagre de Juazeiro”: A hóstia, entregue pelo Padre Cícero à religiosa Maria de Araújo, se transformou em sangue pela primeira vez. 1894 — Primeira eleição direta para presidente da República.

MUNDO
1953 — O ditador soviético Josef Stalin sofre um derrame cerebral – ele morreria quatro dias depois. 1810 — Nasce Frédéric Chopin (+ 1849), compositor e pianista polonês.

 

FOTO DO DIA

O MAJESTOSO SÍRIO-LIBANÊS

 

Porto Velho, 1923. À direita o matadouro municipal e a feira – na área onde a partir de 2008 é o Mercado Cultural. As lojas, todas em madeira, cobertas de zinco, e ao fundo a selva, já não tão intocada.
Em primeiro plano o obelisco em honra ao 1º centenário da Independência, construído pelo prefeito Álvaro Maia (depois interventor do Amazonas e senador). Na inauguração pela 1ª vez uma mulher, a adolescente Labibe Aiéch (Bartolo), falou em público, recitando um poema em homenagem à data.
Ocupando a mais vistosa posição, o Edifício Monte Libano, mandado construir a partir de 1915 pelo comerciante Jorge Bichara, obra concluída no final da década de 1940, prédio localizado na esquina das ruas José de Alencar e Floriano Peixoto.
Parte integrante do centro histórico da capital, o Edifício Monte Líbano foi a primeira construção feita totalmente em alvenaria de Porto Velho, e devido sua localização atrai a atenção de moradores da capital rondoniense e visitantes.
Foto e informações: acervo Luís Claro.

 

 

 

 

 

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp