Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 03:09
Search
Search
24 de maio de 2024 – 03:09

O DIA 10 DE ABRIL NA HISTÓRIA –

10.4.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque – 69 99910 8325

RONDÔNIA
1921 – O superintendente (prefeito) padre Raymundo Oliveira inaugura o barracão coberto, ao lado do mercado municipal, onde será a feira do agricultor.
1929 – Instalação do município de Guajará-Mirim, ainda Mato Grosso. Manoel Boucinhas de Menezes assume como superintendente. Representa o Amazonas o desembargador Estevam de Sá Cavalcanti de Albuquerque.
1967 – Flávio Assumpção Cardoso toma posse como governador do Território de Rondônia, até novembro daquele ano.
1970 – O Conselho Ferroviário Nacional confirma a ordem para erradicar a ferrovia Madeira-Mamoré.
1976 – Artigo do professor Abnael Machado de Lima mostra a luta contra os espanhóis, para Portugal manter os territórios da margem direita do Rio Guaporé.
1979 – Em seu discurso de posse, como governador do Território, Jorge Teixeira confirma a “missão de transformar o Território em Estado”.
1982 – Com o jogo de voleibol entre as equipes masculinas do Minas Tênis Clube (MG) e Atlântica Boavista (RJ), é inaugurado o ginásio de esportes Cláudio Coutinho, em Porto Velho.

HOJE É
Dia Mundial da Homeopatia, Dia do Engenheiro Metalurgista. Dia da Engenharia Militar.
Católicos celebram Santa Madalena de Canosa, São Miguel dos Santos.

BRASIL
1984 – Comício das Diretas Já reúne 1 milhão de pessoas no Rio de Janeiro. 1985 – Morre a poetisa Cora Coralina (N. 1895).

MUNDO
1710 — A Rainha Ana edita a 1ª lei que regula os direitos autorais, na Grã-Bretanha.

 

FOTO DO DIA

O LÍDER PELE CURTA (II)

 

Eleito deputado federal em 1962, desde 1946 o Território elegia só um para a “Câmara Baixa”, Renato Medeiros foi cassado dois anos depois, na primeira lista de punidos pelo Ato Institucional I.
Uma questão que sempre me chamou atenção, mas que não encontrei a resposta: Por que Renato Medeiros foi cassado?
Renato era membro único de uma bancada inexpressiva. Ele só, e acabou-se. Aqui, claro, como todos os que já ocuparam o lugar, antes e os que viriam depois, sempre louvado. Ele já fora deputado, como suplente de Joaquim Rondon, por meses, quando a Câmara funcionou no Palácio Tiradentes (RJ).
Como deputado titular (1963/abril de 1964), ele estava na Câmara, em Brasília. Não se conhece um projeto de relevância ou de debate idem. Era, como foram muitos outros, deputado federal de um Território que ninguém sabia onde ficava.
Seu grande destaque foi bem local, quando liderou durante anos o grupo “pele curta”, que se antepunha ao outro, o “cutuba”, liderado pelo seu ex-amigo Aluízio Ferreira (FOTO), que os adversários chamavam de “soba”.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp