Lúcio Albuquerque – [email protected]
BOM DIA 12 DE JANEIRO!
RONDÔNIA
Em 1945 – O Ministério da Guerra cria com sede em Porto Velho a 2ª Companhia Rodoviária Independente, com a missão de auxiliar na abertura de uma estrada no sentido sul do então Território. Em julho a obra foi suspensa, quando desapareceu o tenente engenheiro Fernando, num episódio de “n” versões e nenhuma solução.
COMEMORA-SE
Dia do Empresário Contábil. Católicos lembram São Antônio Maria Pucci, São Bento Biscop e São Arcádio.
FATOS
Em 1616 – No lugar depois chamado “Forte do Castelo”, Francisco Caldeira Castelo Branco cria a cidade de Belém, depois capital do Pará.
1861 — O imperador Dom Pedro II cria a Caixa Econômica da Corte, depois Caixa Econômica Federal.
1873 – Nasce Spiridon Louis, atleta grego, primeiro vencedor da Maratona, nos Jogos Olímpicos, na Grécia, em 1896.
Em 1914 – Nasce Orlando Villas-Bôas, sertanista e indigenista brasileiro, idealizador do Parque do Xingu.
1998 – Dezenove países europeus firmam em Paris, o protocolo do Conselho da Europa que proíbe a clonagem de seres humanos, o primeiro texto jurídico internacional sobre o assunto.
2001 – Morre Adhemar Ferreira da Silva, único brasileiro bicampeão olímpico de Atletismo – salto triplo (1952 e 1956. 2010 — terremoto em Haiti mata mais de 100 mil pessoas, dentre elas a fundadora da Pastoral da Criança Zilda Arns e vários militares brasileiros da Força de Paz da ONU.
2011 — Enchentes e deslizamentos de terra atingem a Região Serrana do Rio de Janeiro, no pior desastre climático do Brasil, com 916 mortes.
FOTO DO DIA
Em 1975 – Civismo na cidade que nascia. Desfile da Pátria no ainda distrito de Cacoal, que só seria município em 1977, uma cidade que surgiu pela insistência dos migrantes que paravam ali e acabaram se instalando e, como muitas do atual Estado de Rondônia, surgiria do nada, se desenvolveria como todas as outras, mais pela vontade e coragem de quem veio desbravar região e fez tanto, como tantos outros que já estavam aqui, que criaram as condições para o Território ser uma coisa do passado histórico.