Rondônia, 17 de julho de 2024 – 07:19
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 07:19

O DIA 14 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325

 

BOM DIA 4ª feira, 14 DE SETEMBRO

 

HOJE É
Dia Nacional do Frevo.
Católicos celebram Dia da Exaltação da Santa Cruz, onde o símbolo da cruz é lembrado como instrumento de salvação, reforçando o episódio da crucificação de Jesus. Santo Alberto de Jerusalém.

RONDÔNIA
1944 – Morre o médico norte-americano Carl Loverlace, chamado de “herói” pelo seu trabalho que pela sua atuação na equipe de saúde da construção da Mamoré-Mamoré é chamado de “herói”.

2011 – O Ibama emite a licença de operação da Hidrelétrica de Santo Antônio e a autorização de resgate de fauna.

BRASIL
2005 — Conselho de Ética da Câmara aprovava pedido de cassação do deputado Roberto Jefferson (PTB-RJ), que delatou o Mensalão.

1905 — Nasce Ismael Silva, cantor brasileiro (m. 1978).

1906 — Nasce Flávio Costa, treinador brasileiro, em 1950 vice-campeão mundial de futebol (m. 1999).

MUNDO
1959 — A sonda soviética Luna 2 se choca com a lua: é o 1º objeto feito pelo homem a alcançá-la.

1960 – Fundada a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP).

1998 – João Paulo II publica Carta Encíclica Fides et Ratio, sobre o tema da verdade e sobre o seu fundamento em relação com a fé.

 

FOTO DO DIA

Porto Velho, 1960, época em que as terras da capital do Território se estendiam até Vilhena, e o comércio era aquecido pela Madeira-Mamoré e pelo que girava do trabalho dos garimpeiros em busca de cassiterita, nas grotas das selvas do vale do Jamari e do Machadinho. A cidade tinha população, fixa, estimada em 30 mil moradores, lugar, como era costume na época se dizer, “todos conheciam todos” e “todos sabiam de tudo e de todos”, mas já contava com seu “canto do fuxico”, o perímetro da Avenida Sete de Setembro entre as ruas Presidente Prudente e Presidente Dutra, com o bar do Arara, o café Central, os clíperes (foto) e o Café Santos – onde empresários, advogados, jornalistas e bicões se reuniam bem cedo para um café e dar uma lida nos jornais na banca do Silva ou da Maria.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp