Rondônia, 18 de julho de 2024 – 00:31
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 00:31

O DIA 18 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 18 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE
Dia Internacional do Riso, Dia da Universidade, Dia do Esteticista e da Manicure, Dia Nacional do Krav Maga (tipo de defesa pessoal usado por Israel e por tropas do Brasil).
Católicos lembram Santa Margarida da Hungria, Santa Prisca e Santo Irmão Jaime Hilário (Mártir).

BRASIL
1902 – Nasce o jurista piauiense Evandro Lins e Silva.

2002 – Assassinado o prefeito Celso Daniel (Santo André SP), um crime político.

1922 – O Decreto nº 4.494, determina que a pedra fundamental da futura capital federal seja lançada no planalto de Goyaz.

1991 — Começa a 2ª edição do Rock In Rio. 2009 – Desaba o teto da Igreja Renascer (SP), com sete mortos e 60 feridos.

MUNDO
1535 — O espanhol Francisco Pizarro funda a cidade de Lima (Peru).

1562 — Papa Pio IV reabre o Concílio de Trento que estabeleceu o celibato clerical, criou seminários de formação religiosa e iniciou a contrarreforma.

1689 – Nasce Charles-Louis de Secondat, o Barão de Montesquieu, autor da teoria da separação dos poderes, ainda influente no pensamento político moderno.

1911 — O piloto Eugene Ely aterrissa no convés do USS Pennsylvania, na Baía de São Francisco, a 1ª vez que um avião pousa em um navio.

1919 – Iniciada a conferência de paz de Versalhes que encerrou oficialmente a Primeira Guerra Mundial.

FOTO DO DIA

O Museu das Comunicações está localizado na praça da Linha Telegráfica, no centro de Ji-Paraná. O Museu ocupa o espaço onde Candido Rondon, ainda tenente-coronel, instalou em 1909 uma estação telegráfica num prédio todo em madeira, ainda quando o local era chamado “Vila Presidente Pena”. A antiga estação telegráfica Presidente Pena, se transformou no ponto turístico Museu das Comunicações em Ji-Paraná. Segundo o jornalista Paulo Sérgio, também autor da foto, visitantes procuram o local onde também se instalou local para exposições artesanais. O prédio estava em situação difícil quando o Banco do Estado de Rondônia (extinto na década de 1990) realizou obras de recuperação. O Museu fica no primeiro distrito da cidade de Ji-Paraná, que se localiza a pouco mais de 360 KM, pela rodovia BR-364, a partir de Porto Velho.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp