Cacoal/RO, 5 de maio de 2024 – 01:25
Search
Search
5 de maio de 2024 – 01:25

O DIA 2 DE AGOSTO NA HISTÓRIA

01 08 21 cxgb7dfg7jwp6w4 1

Por Lúcio Albuquerque

jlucioac @gmail.com

BOM DIA 2 de AGOSTO!


RONDÔNIA

Em 1907 – Fundada em Maine, EUA, a empresa Madeira-Mamoré Raylway Company, que adquiriu do engenheiro brasileiro Joaquim Catramby, vencedor da concorrência para construir a ferrovia, o direito de realizar a obra.
Dia 2 – Em 1915 instalada a Comarca de Santo Antonio e nomeados o juiz Marcos José Rebenatto e o promotor Vulpiano Machado.

COMEMORA-SE
Início da Semana da Cultura Nordestina.
Católicos lembram São Pedro Julião Eymard, São Eusébio e Santo Estevão I.

FATOS
1875 – Circula o jornal fluminense “Gazeta de Notícias”, pioneiro no uso de clichês nos jornais brasileiros.

1920 – O Brasil participa pela primeira vez dos Jogos Olímpicos, na Antuérpia, em que conquistaria suas primeiras medalhas.

MUNDO
1922 – Morre o escocês Alexandeer Graham Bell, inventor do telefone.

1932 – Nasce Peter O’Toole, ator irlandês, cujo papel principal foi “Lawrence da Arábia”.

1932 – O pósitron (antipartícula do elétron) é descoberto por Carl David Anderson.

1939 – Albert Einstein e Leó Szilárd escrevem uma carta a Franklin Delano Roosevelt, aconselhando-o a desenvolver uma arma nuclear.

1945 – Na Conferência de Potsdam, países aliados decidem o que fazer com a Alemanha após o fim da II Guerra Mundial.

1989 – Morre Luiz Gonzaga, o Rei do Baião.

1990 – O Iraque invade o Kuwait, gerando a I Guerra do Golfo.

FOTO DO DIA

ffddcdaf 8c4c 4e45 a6b6 fc368a6744d0


Trecho nas proximidades de Ariquemes, da abertura da rodovia BR-29 (364), em 1960. Obra iniciada em fevereiro, reuniu trabalhadores oriundos de vários estados, com prevalência dos que vieram de Manaus, a estrada já contava, em Rondônia, com um trecho aberto a partir de Porto Velho na década de 1930/40, mas ainda assim teve de ser reconstruída, e a maior parte foi aberta inicialmente “no braço” para depois entrarem as máquinas pesadas e, ainda que com esse suporte, o trabalho foi muito difícil. Ao final do serviço muitos dos que vieram para a obra se estabeleceram em locais diversos ao longo da rodovia, mas uma grande parte preferiu ficar em Porto Velho.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp