Cacoal/RO, 14 de junho de 2024 – 04:29
Search
Anuncie aqui
Search
14 de junho de 2024 – 04:29

O DIA 24 DE MAIO  NA HISTÓRIA – AUTOR DE GUAJARÁ NA FEIRA LISBOETA

Anuncie aqui

24.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1925 – No Clube Internacional (P. Velho), dia da peça “O querido beija-flor”, roteiro, direção e só atores locais: Labib Mamud (depois Bartolo), Jacyra Lima, Maria Pinto, Angela Carvalho, Santos Jr., Joaquim Bartolo e Antônio Lopes.
1942 – Ventos fortes, chuvas constantes e muito frio há dias assolam todo o vale do Guaporé, e o rio está enchendo rápido e invadindo áreas plantadas.
1946 – Pela primeira vez em Porto Velho será celebrada uma Missa Cantada, pelo padre Eduardo Ligório, recentemente chegado à capital do Território.
1956 – Uma campanha vem sendo feita para que donos de bois e cavalos não deixem seus animais pastando na pista do aeroporto do Caiari, o que pode causar acidentes com aviões.
1970 – Missa de inauguração, em Vilhena, da igreja de Nossa Senhora Auxiliadora, também padroeira de Alto Paraíso e Porto Velho.
1976 – Cem toneladas de asfalto adquiridas pela prefeitura (PVh) devem chegar esta semana e ser iniciado, de imediato, o trabalho de capeamento asfáltico na cidade.
1987 – O presidente da Federação da Indústrias, Frederico Simon Camelo, anuncia a compra de equipamentos de descompressão, para mergulhadores em garimpos no Rio Madeira

HOJE É DIA
Dia Nacional do Café. Dia Nacional do Milho. Dia do Vestibulando. Dia do Telegrafista. Dia da infantaria. Dia do Detento.
Católicos celebram Nossa Senhora Auxiliadora (padroeira de Porto Velho), São Vicente de Lérins,
BRASIL
1982 – Nasce Tiago Camilo, prata em judô nas Olimpíadas de 2008/Pequim. 1931 — Fundação da Faculdade Livre de Direito de Alagoas, atual Faculdade de Direito de Alagoas.

MUNDO
1543 – Morre Nicolau Copérnico (n. 1473), autor da teoria do Heliocentrismo. 1595 — Surge o Nomenclator da Biblioteca da Universidade de Leiden, 1º catálogo impresso de uma biblioteca.

FOTO DO DIA

AUTOR DE GUAJARÁ NA FEIRA LISBOETA

Autor rondoniense com maior número de livros publicados, o guajaramirense Paulo Saldanha participa da 94ª feira de Livros de Lisboa, deste domingo, 26, até 16 de julho, levando personagens e fatos da fronteira para o evento com previsão de 1,2 milhão de visitantes.
Membro da Academia Guajaramirense de Letras e da Academia de Letras de Rondônia, Paulo Saldanha é ex-bancário, advogado por formação e hoteleiro, além de manter a coluna “Crônicas Guajaramirenses” em vários sites de Estado.
O gosto pela literatura, como se diz comumente, “vem de berço”. Seu pai, Paulo Saldanha Sobrinho, publicou o livro “Fatos, Histórias e Lendas do Guaporé”, o que pode fazer entender a linha literária do autor de “Crônicas Guajaramirenses”.
Algumas das obras de Paulo Saldanha, que o outro lado do Atlântico vai conhecer: O Presente do Grego, Esperança – 50 anos depois, Prosa que desemboca em saudade, O Alferes e o Coronel, Os 3 Xerifes da Fronteira, Crônicas Guajaramirenses – prosa que desemboca em Humor, O Emilio francês e outros.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp