Cacoal/RO, 24 de maio de 2024 – 03:11
Search
Search
24 de maio de 2024 – 03:11

O DIA 26 DE ABRIL NA HISTÓRIA – Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial

26.4.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA

1925 – Começam as aulas do curso médio no Instituto “Paulo Saldanha”, em Guajará-Mirim (AM).
1942 – O seringalista Otávio Reis, com área na região de Abunã, propõe ao governo federal trazer mão de obra do Nordeste para trabalhar como seringueiros na Amazônia (AM).
1942 – Todo cidadão alemão, italiano ou japonês residente na região deve fazer seu cadastro na prefeitura, conforme documento enviado pela comissão federal que trata do assunto. (AM)
1983 – D. Geraldo Verdier, bispo de Guajará-Mirim, lamentou a morte do médico Ildemar Munin, crime que envolve o padre Bendoraites, e cobrou apuração da surra de policiais num preso, que ficou paralítico. (AM ed 14.504 – Pág 1 e 3)
1987 – Devido à forte migração, sobram alunos em todas as séries escolares, faltam professores, salas de aula, e não há como resolver o problema, admitiu a Semed de Porto Velho. (Ass Imp Semed)
1985 – A Polícia prendeu 2 latrocidas, que mataram 10 caminhoneiros na região de Vilhena, que vendiam cargas e caminhões. (AM – ed 16.545 – Pág 1)
1991 – Fracassa a campanha preventiva à cólera em Porto Velho: os telefones disponibilizados para as pessoas ligarem a respeito da doença, não funcionam.

HOJE É
Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão Arterial. Dia Mundial da Propriedade Intelectual. Dia Nacional do Goleiro. Dia Internacional de Lembrança do Desastre de Chernobyl.
Católicos celebram Nossa Senhora do Bom Conselho, Santo Anacleto (ou Cleto), São Pascásio Radberto, São Rafael Arnaiz Barón.

BRASIL
1500 — Frei Henrique de Coimbra celebra a 1ª missa no Brasil. 1965 — Inaugurada a TV Globo (RJ), depois Rede Globo de Televisão. 1952 — A Bloch Editores lança o 1º número da Revista Manchete. 1973 – Criada a Embrapa – Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária.

MUNDO
1986 – Ocorre o pior acidente nuclear da história, em Chernobyl. 1994 – Nelson Mandela, tornou-se o 1º presidente negro da África do Sul.

 

FOTO DO DIA

UM DOCUMENTO NA HISTÓRIA (II)

 

Dos 3 candidatos definidos por Teixeira para serem candidatos ao Senado, nenhum prestou melhor serviço a Rondônia do que Antonio Morimoto, cujo relatório, na CCJ, facilitou a aprovação do projeto de criação do Estado.
Segundo o historiador Francisco Matias, foi a cúpula do PDS que delegou ao governador Jorge Teixeira a indicação dos 3 candidatos ao Senado.
Morimoto e outros saíram frustrados do jantar, como o médico Leônidas Rachid, que teve de ser convencido por amigos a não deixar a sigla e disputar uma vaga de deputado federal, sendo eleito.
Morimoto dias depois foi à convenção do PDS, onde cobrou a exclusividade legal da convenção em eleger os candidatos, mas não recebeu a atenção devida do presidente do partido, Claudionor Roriz.
Sobre o compromisso assumido por Teixeira, talvez Morimoto não soubesse ou não tenha lembrado que, para muitos, documento onde vale o que está escrito, o que parece respeitar isso, só o do slogan do jogo-do-bicho:
“Vale o que está escrito”.
(F. Morimoto, na convenção, tentou a vaga e foi embora do PDS)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp