Rondônia, 19 de julho de 2024 – 15:06
Search
Anuncie aqui
Search
19 de julho de 2024 – 15:06

O DIA 27 DE MARÇO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui


Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 27 DE MARÇO!

RONDÔNIA:
1867 – Brasil e Bolívia assinam o Tratado de Amizade, Limites, Navegação, Comércio e Extradição, permitindo à Bolívia o direito de trafegar pelos rios brasileiros com acesso ao Oceano Atlântico.

COMEMORA-SE:
Dia do Circo, homenagem ao palhaço brasileiro Abelardo Pinto, o Piolin. Dia Internacional do Teatro. Dia Mundial do Grafite. Católicos lembram São Ruperto, São João do Egito.

FATOS:
1933 – O Japão sai da Sociedade das Nações, organismo anterior a ONU.

1965 – Inaugurada a Ponte Internacional da Amizade ligando a cidade de Foz do Iguaçu, Brasil e Ciudad del Este, Paraguai, passando sobre o rio Paraná.

1966 – A Taça Jules Rimet, roubada em Londres, é encontrada enrolada em jornais pelo cão do inglês David Corbette.

1968 – Morre o astronauta russo Iuri Gagarin, primeiro homem a viajar pelo espaço.

1973 – O ator Marlon Brando recusa o Oscar de melhor ator no filme The Godfather por discordar do tratamento dado pelo cinema, televisão e pelo seu país aos índios Sioux.

1998 – O Food and Drug Administration aprova o Viagra para o uso como um tratamento para a impotência masculina.

2002 – A camisa usada por Pelé na copa de 70 é vendida em Londres por aproximadamente 520 mil reais.

2012 – Morre o desenhista, tradutor, jornalista e roteirista de cinema Millôr Fernandes.

FOTO DO DIA

300 1

Década de 1980, em seu início, a monitora do Mobral Nilce Casara orientando e trabalhando junto com moradoras das proximidades de Pimenteiras, sul de Rondônia, na construção de uma horta comunitária. Criado em 1968 pelo governo federal, utilizava um método de ensino a partir do estudo das necessidades humanas básicas, o Mobral era vinculado ao MEC e visava promover a alfabetização funcional e educação continuada para os analfabetos de 15 anos ou mais. Em muitas comunidades no interior rondoniense, o Mobral foi precursor de escolas e ajudou muitos professores, pelo deslocamento que permitia, a conhecer o método de ocupação das terras do então Território.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp