Rondônia, 20 de julho de 2024 – 15:50
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 15:50

O DIA 3 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

 

BOM DIA 3 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE
Dia do Juiz de Menores.

Católicos lembram Santa Genoveva, São José Tomasi, Santo Antero, São Ciríaco Elias Chavara
e São Telésforo.

RONDÔNIA
1984 – Nos próximos 42 dias a economista e professora Janilene Melo assume o Governo de Rondônia, e se torna a primeira mulher, no país, a ser chefe de um Poder Executivo estadual.

BRASIL
1891 – Nasce Manuel Dias de Abreu, médico, descobridor do método para facilitar o diagnóstico da tuberculose.

1898 — Nasceu Luís Carlos Prestes, líder comunista.

2000 — Última edição diária das tiras de banda desenhada Minduim.

MUNDO
1521 — Pela bula pontifícia Decet Romanum Pontificem, o papa Leão X excomunga o monge Martinho Lutero.

1919 — O emir Faiçal I do Iraque assina um acordo com o líder sionista Chaim Weizmann para uma pátria judaica na Palestina.

1962 — Papa João XXIII excomunga Fidel Castro.

FOTO DO DIA

Janilene Melo, paraibana, administradora de empresas, no início de 1970 comunicou à família sua aprovação em concurso do Banco do Brasil e que estava designada para a agência de Porto Velho, onde se instalou, mas decidiu em 1975 trocar de ares e aceitar o convite do governador Humberto Guedes para atuar na área de Planejamento. Reconduzida pelo sucessor de Guedes, Jorge Teixeira, ela teve participação decisiva na equipe que tratou da estruturação inicial do Estado; em 1983 foi pioneira do quadro de professores da Universidade de Rondônia. Em 1984, entre janeiro e fevereiro, tornou-se a primeira mulher governadora de Estado no país, devido ao licenciamento de Teixeira, por nomeação do presidente João Figueiredo. Segundo o jornalista Montezuma Cruz, Janilene assinou “o Programa de Desenvolvimento Integrado para o Noroeste do Brasil (Polonoroeste), em Brasília, no Rio de Janeiro, e Washington D.C. (EUA)”. Na foto, ao centro, a governadora Janilene Melo com novos policiais civis (F. Machado)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp