Rondônia, 19 de julho de 2024 – 14:00
Search
Anuncie aqui
Search
19 de julho de 2024 – 14:00

O DIA 30 DE JANEIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 30 DE JANEIRO!

COMEMORA-SE
Dia Nacional das Histórias em Quadrinhos. Dia Mundial da Não-Violência e Cultura de Paz, Dia da Saudade, Dia do Padrinho.

Católicos lembram Santa Jacinta Marescotti, Santa Martinha, Santa Batilda, São Matias de Jerusalém

RONDÔNIA
1908 – O engenheiro Joaquim Catramby anuncia a venda da concessão de construção da ferrovia Madeira-Mamoré à empresa norte-americana Madeira-Mamoré Railway.

1978 – O governador Humberto da Silva Guedes eleva à condição de distrito de Ji-Paraná a vila de Presidente Médici (Decreto 81.272/78)

BRASIL
1869 — Publicada por Angelo Agostini na revista A Vida Fluminense, As Aventuras de Nhô Quim ou Impressões de Uma Viagem à Corte, a 1ª história em quadrinhos brasileira e das mais antigas do mundo.

1979 — Seis anos após evitar que um boeing da Varig despencasse sobre Paris, e por isso receber medalhas na França e no Brasil, o piloto Gilberto da Silva desaparece no Oceano Pacífico no comando de um cargueiro da mesma Varig.

MUNDO
516 a.C. — Acaba a construção do Segundo Templo de Jerusalém.

1945 — II Guerra Mundial: Atingido por um submarino soviético o Navio-hospital MV Wilhelm Gustloff, afunda e morrem 9.500 pessoas.

1948 — O líder indiano Mahatma Gandhi é assassinado pelo extremista hindu Nathuram Godse.

1969 – Há 52 anos os Beatles fizeram a última apresentação pública, no teto de uma gravadora em Londres.

FOTO DO DIA

Entre 1910 e 1912 o fotógrafo estadunidense Danna B. Merril contou, através de milhares de fotografias, a história da construção da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré. Nessa ele está encostado numa canoa, bem à vontade, tendo como pano de fundo o Rio Mamoré, e à esquerda o consulado brasileiro em Vila Bela (Bolívia), onde a ferrovia deveria ter terminado. Vila Bela tinha como cidade próxima no lado brasileiro Vila Murtinho, que na década de 1980 praticamente deixou de existir com a transferência de moradores e administração para a margem da rodovia BR-425, onde se formou inicialmente o município de Nova Mamoré (antes denominado “Boca”, “Vila”, “Vila Nova” e “Vila Nova do Mamoré” – https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ro/nova-mamore/historico). A mulher que passa em frente a Dana, com uma lata d’água na cabeça, parece ser uma freira, mas, conforme Luiz Claro, que colorizou a foto, trata-se de uma índia de etnia local. (F. acervo rondoniaminhaqueridarondonia)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp