Rondônia, 16 de julho de 2024 – 11:42
Search
Anuncie aqui
Search
16 de julho de 2024 – 11:42

O DIA 30 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69999108325

 

BOM DIA 6ª feira, 30 de SETEMBRO

HOJE É
Dia da secretária (BR), Dia Mundial da Navegação, Dia Mundial do Tradutor, Dia Nacional do Jornaleiro, Dia Internacional do Podcast, Dia Mundial do Mar.
Católicos celebram São Jerônimo, São Simão, São Francisco de Borja

RONDÔNIA
1957 – Assinada pelo presidente Juscelino Kubistchek a lei que cria a Rede Ferroviária Federal, com 22 ferrovias, uma delas a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré.

1967 – O jornal Alto Madeira noticia que, “graças aos esforços do professor Leôncio da Cunha, diretor local do Senai, está sendo instalado na escola “Marechal Rondon”, em Porto Velho um curso de Ajustagem de Motores de veículos, e que a cidade registra “mais de 1.300 veículos”.

1983 – O “Grupo de Brasília”, formado pelos senadores Galvão Modesto e Odacir Soares, e pelos federais Leônidas Rachid, Rita Furtado, e Francisco Sales, se negam em conversar com o governador Jorge Teixeira, com quem estão rompidos.

BRASIL
1955 — Morre James Dean (EUA), ator, filme mais conhecido “Rebel Without a Cause” (Rebelde sem causa), no Brasil apresentado como “Juventude transviada” (n. 1931).

1917 — Nasce Abelardo Barbosa, o “Chacrinha”, o maior showman da televisão brasileira (m. 1988).

MUNDO
1941 — Segunda Guerra Mundial: o massacre de Babi Yar feito pelos nazistas contra judeus poloneses, chega ao fim.

2005 — Caricaturas polêmicas de Maomé são impressas em um jornal dinamarquês e, por isso, terroristas muçulmanos mataram mais de 10 pessoas.

2014 — A Orkut, rede social filiada ao Google, é extinta. Duas pinturas com um valor combinado de 100 milhões de dólares foram recuperadas após terem sido roubadas do Museu Van Gogh em 2002.

FOTO DO DIA

O fim da década de 1970 migrantes vindos, especialmente, do sul do país, descobriram as terras férteis do que logo depois o jornalista Carlos Sperança batizaria por “cone sul”, abrangendo (hoje) os municípios de Vilhena, Colorado, Cabixi, Cerejeiras, Pimenteiras e Chupinguaia, mas os problemas que os colonos enfrentaram até aqui ainda teria uma dura sequência: seguir adiante, para as terras férteis da região, enfrentando, dentre outros perigos, a situação da “estrada do Incra”, num constante sobe-desce-sobe-desce de sucessivas serras, mas ainda assim eles conseguiram se fixar e criar cidades, mais tarde municípios com grande margem de desenvolvimento. (F. Rondioniaminhaqueridarondonia”.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp