Cacoal/RO, 14 de junho de 2024 – 04:05
Search
Anuncie aqui
Search
14 de junho de 2024 – 04:05

O DIA 31 DE MAIO NA HISTÓRIA – A PRÉ-MORTA ALIANÇA DEMOCRÁTICA (I)

Anuncie aqui

31.5.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

 

RONDÔNIA
1923 – Em relatório à Intendência (Câmara Municipal), o superintendente (prefeito) Joaquim Augusto Tanajura diz: falta interesse do governo federal para definir a área urbana de Porto Velho.
1925 – 1) Porto Velho: Quem sentar sobre a cerca do campo de futebol será preso; 2) Depois de 10 anos dirigindo o Hospital da Candelária, o médico da EFMM William Emrich retorna aos EUA.
1944 – O decreto federal 6.550, devolve o município de Lábrea ao Amazonas, e o Território do Guaporé fica com 3 municípios (Porto Velho, Guajará-Mirim e Santo Antônio do Rio Madeira. O último, em 1945, passa a fazer parte de Porto Velho.
1982 – Sem dinheiro para pagar os salários dos funcionários, as agências bancárias fecham as portas esperando o reforço chegar de suas sedes.
1986 – Cem mil eleitores de Porto Velho devem ir aos cartórios eleitorais para se cadastrar até dia 15, ou perderão o direito ao voto na eleição deste ano.
1986 – O PFL está rompendo a parceria com o PMDB e implodindo a “Aliança Democrática”, anunciou o senador Odacir Soares (PFL), pré-candidato a governador.
1990 – O delegado da PF morto na queda de um avião, no aeroclube de Porto Velho, estava investigando o piloto, conforme relato da PF/RO enviado à direção nacional do órgão. Outros 2 passageiros também morreram.

HOJE É
Dia Mundial das Comunicações Sociais. Dia Mundial sem Tabaco. Dia do Comissário de Bordo. Dia do Aeroporto. Dia da Aeromoça.
Católicos celebram Dia do Divino Espírito Santo, Nossa Senhora Medianeira de Todas as Graças, São Félix de Nicósia.

BRASIL
1997 — Morre Pio Giannotti, o Frei Damião (n. 1898), considerado santo por muitos nordestinos.

MUNDO
1966 – Monges budistas ateiam fogo sobre seus próprios corpos, em protesto contra a o governo de Vietnã do Sul. 1859 — A Torre do Relógio (Torre de Londres) ou Big Ben, começa a marcar o tempo.

FOTO DO DIA

A PRÉ-MORTA ALIANÇA DEMOCRÁTICA (I)

Desde 1954, quando cutubas (líder Aluízio Ferreira) e peles-curtas (líder Renato Medeiros), os dois lados brigavam na política rondoniense. Cutubas no PDS. Peles-curtas no PMDB
De um lado Jerônimo Santana, “Bengala”, de outro Odacir Soares, o “Raposão”. “Bengala comandava o ex-MDB, em 1982 o PMDB. “Raposão” chefe da ex-Arena, PDS ou PFL. O grupo formou a “Frente Liberal”.
Foi assim a vida do PMDB e o PDS, com o PFL, que se amontoaram na “Aliança Democrática”, e depois de muita briga, em “comum acordo” indicaram o deputado Angelo Angelin, PMDB, para ser o governador.
O PMDB tinha seus nomes. A Frente os seus, mas quem “bateu” o martelo” foi o cacique Jerônimo Santana. De olho no governo em 1986, impôs o deputado estadual Angelo Angelin.
Mas logo surgiram as dissenções e as denúncias, tudo na briga pelo poder. É que o naco maior, apesar das promessas, ficou para o PMDB, aí o “saco de gatos” político explodiu e cada um foi cuidar de sua vida.
Foto: Posse de Angelin, observado pela esposa e, atrás, o antecessor Jorge Teixeira (F. Machado)
Amanhã: A PRÉ-MORTA ALIANÇA DEMOCRÁTICA (II)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp