Rondônia, 20 de julho de 2024 – 19:57
Search
Anuncie aqui
Search
20 de julho de 2024 – 19:57

O DIA 4 DE FEVEREIRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 4 DE FEVEREIRO!

COMEMORA-SE
Dia Mundial do Câncer. Dia do Amigo do Facebook (data não é oficializada).

Católicos lembram São José de Leonessa, São João de Brito, Santo Isidoro de Pelúsio, Santa Joana de Valois

RONDÔNIA
1890 – Pelo Decreto-Lei nº 31 o governador amazonense Augusto Ximenes de Velleroy cria o município de Humaitá, cujas terras vinham até a cachoeira de Santo Antonio limite com o Estado de Mato Grosso, região que a partir de 1943 formou o Território do Guaporé.

1960 – O jornalista Manoel Rodrigues Ferreira assina matéria no jornal A Gazeta (SP) cobrando do presidente JK a construção da rodovia Brasília/Rio Branco.

BRASIL
1738 – Criação da cidade de Macapá, capital do Estado de Amapá.

MUNDO
1524 – Nasce o poeta português Luiz de Camões, autor de Os Lusíadas. 1555 — O líder protestante John Rogers é queimado na fogueira, por ordem da rainha Maria I (ING) . 1938 – O estúdio Disney lança o clássico filme “Branca de Neve e os Sete Anões”. 2004 — 2004 — Facebook, é fundada por Mark Zuckerberg.

FOTO DO DIA

Criado em 1890, o município amazonense de Humaitá, a 200 KM, via rodovia BR-319 de Porto Velho, foi o município-mãe de Porto Velho, criado em 1914. Humaitá iniciou, conforme o historiador Raimundo Neves de Almeida, devido a ataques de índios ao onde o comendador Monteiro iniciara a sede de um seringal, decidindo então ir com a comunidade para terras do outro lado do Rio Madeira. Humaitá de “Terra da Mangaba” fruta, antes, comum nos campos em volta da cidade, é berço de políticos, como os ex-governadores amazonenses Álvaro Botelho Maia e Plínio Ramos Coelho e do ex-ministro do Trabalho Almino Afonso. No período de criação do Estado de Rondônia o governador Jorge Teixeira (RO) propôs que o “berço” de Porto Velho fosse incorporado ao Estado, mas o projeto não andou. (F. prédio da Câmara humaitaense, que já sediou vários outros órgãos – acervo historiador Cesário)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp