Cacoal/RO, 3 de março de 2024 – 16:25
Search
Search
3 de março de 2024 – 16:25

O DIA 5 DE MAIO NA HISTÓRIA


Por Lúcio Albuquerque – [email protected]

BOM DIA 5 DE MAIO!

RONDÔNIA
1865 – Nasce em Mato Grosso Cândido Mariano da Silva Rondon (o Rondon foi acrescido depois), foi militar e sertanista, idealizador do Parque Nacional do Xingu e criador do Serviço de Proteção ao Índio. Chefiou a construção da linha telegráfica Estratégica, de Cuiabá a Porto Velho. Patrono da Arma das Comunicações do Exército e do Estado de Rondônia.

COMEMORA-SE:

Dia de Rondon, Dia da Língua Portuguesa, Dia Nacional do Líder Comunitário e Dia do Expedicionário, Dia Mundial do Trânsito e da Cortesia ao Volante. Dia Internacional da Parteira. Dia da Língua Portuguesa e da Cultura Lusófona, Dia Nacional sobre o Uso Racional de Medicamentos, Dia Mundial de Higienização das Mãos.
Católicos lembram São Núncio Sulprício, Santa Corona e Santo Ângelo da Sicília.

FATOS
553 — Início do Segundo Concílio de Constantinopla.

1808 – D. João VI cria a Escola Naval no Rio de Janeiro.

1818 – Nasce o economista alemão Karl Marx, criador das bases da doutrina comunista.

1821 — Morre Napoleão Bonaparte, imperador francês.

1862 – Batalha de Puebla, pela primeira vez, o exército mexicano, derrotou o da França.

1946 — Começa em Tóquio o julgamento de 28 militares japoneses acusados de crimes de guerra e crimes contra a humanidade.

1983 – O vírus HIV é identificado pelo Instituto de Paris.

1994 — Morre Mário Quintana, poeta brasileiro.

FOTO DO DIA

500 6

Vai ficar na lembrança, mas não deve deixar saudades. A partir de depois de amanhã, dia 7, será inaugurada a ponte sobre o Rio Madeira, na interligação dos dois lados da rodovia BR-364 e chega ao fim um problema de muitos anos: a travessia de um lado para o outro, tanto para ir ao Acre quanto para vir de lá para Porto Velho e seguir para o sul do país, quando conseguir um lugar na balsa era um teste de paciência que poderia durar horas, especialmente quando o rio, durante o verão cheio de pequenas ilhas, exigia muito de quem dirigia a embarcação. Uma ponte que dará ao Acre sua única ligação rodoviária com o restante do país e uma aspiração grande também dos rondonienses que moram do outro lado do Madeira.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp