Cacoal/RO, 3 de maio de 2024 – 07:24
Search
Search
3 de maio de 2024 – 07:24

O DIA 5 DE SETEMBRO NA HISTÓRIA

Por Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

 

5.9.2023 – BOM DIA!

COMEMORE
Dia da Amazônia. Dia dos Irmãos. Dia Internacional da Caridade. Dia do Oficial de Farmácia. Dia da Raça Brasileira. Dia Internacional da Mulher Indígena.

Católicos celebram Santa Madre Teresa de Calcutá. Santos Mártires Aconto, Taurino, Nono e Herculano.

RONDÔNIA
1919 – Circula em Porto Velho o jornal A Luz da Verdade, o 1º veículo de caráter religioso (Espírita) na região.

1942 – Última vez em que o município amazonense de Porto Velho festejou a criação, em 1850, da Província do Amazonas – em 1943 Porto Velho já seria capital do Território Federal do Guaporé.

1967 – Decreto do presidente Costa e Silva transfere do Ministério do Interior para o da Educação o sistema escolar dos Territórios.

1981 – Senadores e deputados do MDB contestam propostas de passagens de Territórios a Estados. No caso de Rondônia a mudança deve ser este ano. (AM)

1984 – O problema de energia elétrica em Rondônia é grave. Em Cacoal, funcionários da Centrais Elétricas/Ceron temem agressões ao andar nas ruas.

BRASIL
1850 – A capitania de São José da Barra do Rio Negro é emancipada do Pará, passando à condição de Província do Amazonas.

1961 – O Vice-presidente João Goulart volta ao Brasil para assumir a presidência depois da renúncia de Jânio Quadros.

MUNDO
1494 – O Tratado de Tordesilhas é ratificado.

1857 – Morre Auguste Comte (n. 1798), filósofo criador do positivismo.

1972 – Terroristas do “Setembro Negro” invadem o alojamento israelense nos Jogos Olímpicos de Munique, matando 11 atletas.

 

 

FOTO DO DIA

A CIBRAZEM EM RONDÔNIA

 

 

1983 – Com o Estado completando dois anos de criação, e o forte crescimento da economia à base de produção rural, o presidente João Figueiredo veio a Ouro Preto/RO.
Naquela cidade a programação da visita de Figueiredo atendeu a uma cobrança constantes dos produtores, a implantação de uma Unidade da Cibrazem.
A inauguração da Unidade da Cibrazem passou atender toda a região que, além de Ouro Preto, envolvia Ji-Paraná, Jaru, Vale do Paraíso, Urupá, Nova União, Mirante da Serra e outras comunidades.
Durante sua vinda naquela ocasião Figueiredo também teve outra agenda de alto interesse para Rondônia e Acre, verificar o andamento do asfaltamento da rodovia BR-364, o que ele inauguraria no ano seguinte.
Na comitiva, além do governador Jorge Teixeira (logo atrás do presidente) estava o presidente da Codaron William Cury (de barba) e os ministros Amauri Stábile (Agricultura), Danilo Venturini (Extraordinário de Reforma Agrária), Mário Davi Andreazza (Transportes), e César Cals (Minas e Energia).
(Foto e informações de Montezuma Cruz)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp