Search
2 de novembro de 2024 – 07:54

O DIA 8 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA – Dia do Nordestino…

O DIA 8 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

8.10.24 – BOM DIA!

RONDÔNIA
1912 – O Governo de Mato Grosso instala em Guajará-Mirim um posto fiscal dirigido por Manoel Tibúrcio Dutra.
1925 – O Centro Recreativo “Vespasiano Ramos”, inaugura hoje, 8, o túmulo do poeta Vespasiano Ramos, no cemitério público municipal.
1955 – Morre um dos pioneiros da construção da ferrovia Madeira-Mamoré, sr. Charles Nathaniel Shockness, já aposentado.
1981 – O deputado Jerônimo Santana (PMDB-RO) foi acusado pelo deputado Isaac Newton (PDS-RO) de retardar e tumultuar o andamento do projeto de criação do Estado.
1987 – Os 2 mil funcionários ausentes ao concurso interno realizado pelo governo, serão exonerados pelo governador Jerônimo Santana.
1990 – Cresce a procura de pintos de um dia, produzidos em Rondônia, e uma das razões é que o pinto da região tem resistência maior à temperatura local. (AM)

HOJE É
Dia do Nordestino. Dia Nacional de Doação do Cordão Umbilical. Dia Nacional do Direito pela Vida. Dia Mundial de Cuidados Paliativos. Dia Nacional de Combate a Cartéis.
Católicos Celebram Santa Pelagia, Santa Taís (venerada também por ortodoxos)

BRASIL
1910 – Uma vírgula, mal colocada, pode ter sido a causa de navios da Marinha bombardearem Manaus. 1909 – Antônio Gonçalves da Silva (m. 2009), o “Patativa de Assaré”. 1928 – Nasce Waldir Pereira, o “Didi”, bicampeão mundial de futebol, inventor da “folha seca”.

MUNDO

FOTO DO DIA

A incursão acreana na “ponta do Abunã” não era novidade. Sem atenção das autoridades do Território, e do Estado a partir de 1982, e devido à distância até Rio Branco ser menor que de Porto Velho, moradores dali eram atendidos pelo Acre.
Em 1987 tanto Nova Califórnia quanto Extrema os “serviços públicos” eram feitos pelo governo do Acre: escola, saúde, banco, segurança e outros “serviços público”, tudo tinha o carimbo daquele Estado, até a bandeira era com a estrela vermelha.
Naquele ano o governador Jerônimo Santana (RO) decidiu retomar a região sendo feita uma grande operação, inclusive com colocações de outdoors citando “Aqui é Rondônia”, tudo resguardado pela Polícia Militar, sob comando do coronel PM Ferro (FOTO).
Havia a possibilidade de confrontação com a PM acreana, mas os “invasores” saíram antes, e a administração rondoniense se instalou no local e só anos depois o STF decidiu pelo óbvio, que desde 1943, quando foi constituído o Território, a região pertencia a Rondônia.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp