Rondônia, 18 de julho de 2024 – 03:44
Search
Anuncie aqui
Search
18 de julho de 2024 – 03:44

O DIA 8 DE OUTUBRO NA HISTÓRIA

Anuncie aqui

Por Lúcio Albuquerque
Whatsapp 69 99910 8325

 

BOM DIA sábado, 8 de OUTUBRO

HOJE É
Dia do Nordestino, Dia do Direito a Vida, Dia Nacional de Doação de Cordão Umbilical, Dia Mundial de Cuidados Paliativos, Dia Nacional do combate a Cartéis, Dia do Asfaltador.
Católicos celebram Santa Pelágia de Antioquia, Santa Thais.

BRASIL
1863 — Nasce Catulo da Paixão Cearense, músico, o “poeta do sertão” (m. 1946).

1928 —Nasce Waldir Pereira, o Didi, ou “príncipe Etíope”, bicampeão mundial 1958 e 1962, inventor do chute ”folha seca”, terror dos goleiros.

MUNDO
451 – Começa o Concílio de Calcedônia (para resolver as disputas teológicas relativas à natureza de Jesus Cristo e os cismas intensificados).

1982 – O governo comunista da Polônia proíbe o Solidariedade e todos os outros sindicatos.

1998 — O escritor José Saramago (PORT), torna-se o 1º autor de língua portuguesa a vencer o Prêmio Nobel de Literatura.

 

FOTO DO DIA

Dia do Nordestino, data que tem muito a ver conosco, incluindo os neo-amazônicos vindos pela BR-364, muitos deles oriundos do Nordeste e que passaram antes pelo sul-sudeste, e aqui encontraram sua “terra do leite e do mel”. Começaram no Século XIX, em busca das árvores que davam leite e dinheiro, para muitos a morte. Depois vieram como “soldados da borracha”. A seguir vieram os garimpeiros de cassiterita, até que chegou a grande colonização, agora em ônibus, “paus de arara” (quantos ficaram pelos caminhos?), e de novo para construir duas gigantes hidrelétricas. Na cultura, na linguagem, no folclore, na cozinha, somos rondonienses de todas origens, um pouco nordestinos, como os “soldados da borracha” chegando a Porto Velho passando ao lado do busto do presidente Getúlio Vargas. (F. Anderson Leno colorizada por Luís Claro)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp