Cacoal/RO, 26 de fevereiro de 2024 – 21:38
Search
Search
26 de fevereiro de 2024 – 21:38

O DIA 9 DE JANEIRO NA HISTÓRIA – HOJE É FÁCIL FOTOGRAFAR

9.1.2024 – BOM DIA!

Lúcio Albuquerque
69 99910 8325

RONDÔNIA
1930 – O Conselho Feminino Unionista de Porto Velho encerra dia 12, com uma “soirée” no Clube Internacional, a campanha em benefício da construção da igreja católica.
1956 – Relatório do plantão da delegacia geral de Porto Velho: aumentaram casos de menores perambulando na cidade e se envolvendo em roubos.
1969 – Pelo decreto 411 o presidente Arthur da Costa e Silva autoriza eleição a vereador nos municípios dos Territórios – em Rondônia, então com 2 municípios, Porto Velho e Guajará-Mirim.
OBS: Será a 1ª vez em Guajará e a volta do pleito em Porto Velho, onde o último foi em 1926.
1976 – Em Manaus, o governador Humberto Guedes assina carta de intenções com a Companhia de Habitação do Amazonas, para construção de conjuntos habitacionais em Porto Velho.
1990 – Centenas de pessoas ficaram sob a chuva desde a madrugada, na Loja de Serviços da Teleron, para comprar uma linha telefônica, e não há previsão de atender a todos.

COMEMORE
Dia do Astronauta. Dia do Fico.
Católicos celebram Santa Basilissa, São Julião, Santo Antônio Fatati, Santo André Corsini, Santo Adriano

BRASIL
1822 – D. Pedro I declara para a multidão que não irá retornar a Portugal. 1881 — Vigora a Lei Saraiva que estabelece o título de eleitor, eleições diretas, voto secreto e o alistamento eleitoral. 1943 — O Brasil declara sua adesão à ONU e à Carta do Atlântico.

MUNDO
1863 — Inaugura o Metrô de Londres, o 1º do mundo, com 7 KM de trilhos. 1431 — Começa o julgamento de Joana d’Arc, heroína francesa, depois santa católica.

FOTO DO DIA

 

HOJE É FÁCIL FOTOGRAFAR

Confúcio (552 a.C./ 489 a.C.), teria dito: “Uma imagem vale mais que mil palavras”. Deixo a quem entende do assunto, ou àqueles que por falta de assunto debatem o assunto, a discussão.
Hoje é fácil fotografar e é comum avós, ou pais, mostrar aos visitantes ou para a família imagens feitas por netos. Com a disseminação do celular, e devido à alta tecnologia, é fácil fotografar (até eu consigo, como essa de uma das muitas rosas do deserto que alegram nosso jardim, após um temporal). Transformar essa foto em palavras não será tão difícil para um poeta, ou um romancista, usuários da chamada “licença poética”.
Para um repórter, fã da norma do “o que, quando, como, onde, por que e quem”, é muito mais fácil fazer um texto grande do que uma boa foto.
Ontem, 8, foi Dia do Fotógrafo e da Fotografia e os reverencio. Tenho trabalhado com esses profissionais, e referencio cada uma de suas fotos pelas histórias que contam.
Ah! Sim! A foto considerada como a mais antiga feita em Rondônia está no relatório da Comissão Morsing, com a legenda “Santo Antônio da Madeira – 1883, 1º Acampamento da Comissão Brasileira Construtora da E. F. Madeira-Mamoré”.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp