Por Lucio Albuquerque – Jlucioac@gmail.com

 

BOM DIA 9 DE JULHO!

 

HOJE É
Dia do Sonhador, Dia Internacional Pelo Desarmamento (ONU). Católicos lembram Santa Paulina, Italiana Naturalizada Brasileira Santa Verônica Giuliani, Santo Agostinho Zhao Rong, Santo Adriano III, Santos Mártires de Gorcum.
.
RONDÔNIA
1910 – Os sanitaristas Osvaldo Cruz e Belizário Pena chegam a Porto Velho, para fazer o levantamento sanitário da construção da EFMM, especialmente no tocante a medidas ao combate à malária e à febre amarela.

BRASIL
1879 – Nasce o médico Carlos Chagas, descobridor do protozoário causador da doença de Chagas, o “Trypanosoma Cruzi” (m. 1934).

1890 – A vila de Boa Vista passa à condição de município do Amazonas.

1917 – Acontece a primeira Greve Geral no Brasil.

1932 – Começa a Revolução Constitucionalista contra o governo Vargas.

1956 – Nasce Ana Botafogo, bailarina, grande nome do balé clássico brasileiro.

1980 – Morre o “pai” da bossa nova, o poeta Vinícius de Moraes (n.1913).

MUNDO
1572 — Calvinistas holandeses martirizam 19 católicos em Gorcum (Holanda).

1850 — Siyyid Ali Muhammad (Báb), profeta Bahá, é executado por muçulmanos em Tabriz (Pérsia).

 

FOTO DO DIA

A cena é de 1979, mas comum em todo período de chegada de migrantes a Rondônia em busca de terra. Um ou alguns dias após desembarcarem na localidade, eles eram reunidos por técnicos do Incra para receberem orientações e, a seguir, seguirem por uma trilha para receber o lote de cada um, muitas vezes numa caminhada de vários quilômetros pela picada. A maioria se fixando e contribuindo para o surgimento de comunidades que mais tarde seriam municípios. Observe que na foto aparecem apenas homens. Segundo Assis Canuto, na época dirigente do Incra em Rondônia, o Estatuto da Terra limitava a concessão do lote aos homens – mulheres só às viúvas, com pelo menos um filho homem em condição de ajudar. Como deputado federal Canuto defendeu a titulação também às mulheres, lembrando que era mais comum homens aceitarem vender o lote do que elas. (F. colorizada por Luís Claro)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp

Últimas