Rondônia, 24 de julho de 2024 – 01:58
Search
Anuncie aqui
Search
24 de julho de 2024 – 01:58

O núcleo da Terra está desacelerando e isso pode alterar a duração dos dias

Anuncie aqui

Autor de um novo estudo sobre o tema diz que ficou perplexo com a descoberta

O núcleo da Terra está desacelerando e isso pode alterar a duração dos dias-0
Pesquisas recentes revelaram que o núcleo interno da Terra está girando mais lentamente.Antes de 2010, acreditava-se que ele girava mais rápido que a superfície terrestre, mas novas observações indicam que esse quadro mudou. Um estudo sobre o tema foi publicado na revista Nature.

 

Movimento do líquido do núcleo externo

A Terra é composta por várias camadas: crosta, manto, núcleo externo e núcleo interno, cada uma com características distintas. O núcleo interno, uma esfera sólida de ferro e níquel com um raio de aproximadamente 1.220 km, é estudado através de ondas sísmicas geradas por terremotos devido à sua localização profunda.

No estudo, os pesquisadores analisaram dados sísmicos de 121 terremotos entre 1991 e 2023, além de dados de testes nucleares. Eles concluíram que a desaceleração do núcleo interno está relacionada ao movimento do líquido no núcleo externo e à atração gravitacional do manto.

“Quando vi os sismogramas que sugeriam essa mudança, fiquei perplexo. Mas ao encontrarmos mais de duas dúzias de observações com o mesmo padrão, o resultado foi incontestável. O núcleo interno tinha desacelerado pela primeira vez em muitas décadas”, disse John Vidale, líder do estudo e professor da Universidade do Sul da Califórnia, nos Estados Unidos.

Essa mudança na rotação do núcleo pode afetar a duração dos dias, mas de forma mínima, apenas frações de segundo. “É muito difícil perceber, na ordem de milésimos de segundo, quase perdido no ruído dos oceanos e da atmosfera”, afirmou Vidale. Os pesquisadores esperam aprofundar a investigação para entender melhor os motivos dessa desaceleração e seus possíveis impactos na Terra. (Canal History)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp