Cacoal/RO, 22 de maio de 2024 – 19:03
Search
Search
22 de maio de 2024 – 19:03

O QUE SE COMEMORA HOJE?

O QUE SE COMEMORA HOJE?

Por Luiz Albuquerque
[email protected]

 

Fiz esta pergunta a uma dezena de jovens estudantes: “o que se comemora mesmo no dia de hoje?” e apenas um deu-me a resposta certa: “hoje é 22 de abril, dia do Descobrimento do Brasil!”

Quando estudante, essa era uma das datas sempre lembrada, o dia em que Cabral descobriu o Brasil. Eu estranhava o fato de esse dia não ser Feriado Nacional, enquanto o dia anterior, 21, o de Tiradentes, ser. No meu conceito – que não mudei até agora – nenhum brasileiro, por mais que tenha feito pela Nação, assim como nenhum fato, pode ser maior que a própria Pátria. É como deixar de homenagear a data de criação de um Estado em detrimento a quem lutou para conseguir que fosse criado. Melhor seria homenagear os dois. Por isso, entre as duas homenagens – Tiradentes e Descobrimento do Brasil – eu ficaria com a segunda. Mas, como a República resolveu homenagear o homem em detrimento ao próprio país…

Resultado: Atualmente, se já é difícil muitas pessoas identificarem o motivo do feriado de 21 de abril, o dia seguinte, 22, quase ninguém mais lembra. Afinal, já está bem longe o ano 1500.

Lembrei disso na manhã de 13 de maio. Quem lembra o que aconteceu ao país numa data semelhante em 1888? Resolvi pesquisar de novo e… nada! Com exceção de pessoas ligadas a algum movimento negro, ninguém sabia que aquele foi o dia em que a Princesa Isabel, ao assinar a Lei Áurea, concedeu a liberdade aos cidadãos que ainda viviam escravizados no Brasil. E o que falar de outras datas historicamente importante para o Brasil, entre as quais estão os dias 19 de abril, 7 de Setembro, 15 de Novembro, 19 de Novembro? O que dizer de datas que lembram o “Dia do Fico”, a “Batalha do Riachuelo” ou a “vinda da Família Real para o Brasil”, entre outros fatos importantes na História brasileira?

Fiquei matutando: Pode alguém valorizar o que não conhece? Como nossos jovens (ou, como dizem os ufanistas, o “futuro da nação”) vão poder falar, com orgulho, sobre a nossa história?

Assim acontecendo, logo nossos feriados nacionais serão o do coelhinho, carnaval, papai noel e os outros que ninguém sabe do que tratam e que só o que interessa é que é dia de folga.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp