Rondônia, 21 de julho de 2024 – 17:55
Search
Anuncie aqui
Search
21 de julho de 2024 – 17:55

OLHO VIVO – OPINIÃO E RESPEITO

Anuncie aqui

“Debater, criticar, cobrar, ter posicionamentos sobre tudo, é natural do ser humano, jamais serei contra, de forma alguma”

 

Por Claudemiro Souza

Ter uma opinião é sempre importante, independente da área profissional que atue ou se tem ou não estudo, qual o problema, não é mesmo?

Poderia citar inúmeros exemplos de personalidades sem nenhum tipo de diploma, mas de uma cultura e educação incomparável. A arrogância, intolerância e a falta de respeito de algumas pessoas que “sentam” em cima dos seus diplomas, como se fossem os reis e as demais pessoas, seus súditos. Esse comportamento atrapalha o raciocínio para que possam diferenciar o que é certo ou errado e isso contribui negativamente seu convívio na sociedade e por isso vivem querendo impor suas opiniões e suas verdades, crendo elas serem absolutas, e não é bem assim.

Você pode até ter aquela “velha opinião formada sobre tudo” e as pessoas precisam respeitar. Mas o contrário também deve prevalecer. Por isso, aceite a diversidade de idéias, seja mais humilde, menos arrogante, mesmo que não concorde, de maneira alguma, com as opiniões alheias, isso vai deixar a convivência com as pessoas ao seu redor muito mais harmônica.

Existem diferentes opiniões sobre praticamente todos os assuntos, pois cada pessoa pode pensar de uma maneira e enxergar determinada situação por uma ótica diferente da sua. Precisamos ter a consciência de que não somos donos da verdade e por mais que não concordemos com determinado ponto de vista, devemos, acima de tudo, respeitá-lo.

Após participar de algumas discussões e observar o comportamento de alguns indivíduos, cheguei a conclusão que o fato da pessoa possuir inúmeras formações acadêmicas, saber usar palavras dificeis, falar outros idiomas, não vai torna-lo melhor do que ninguém. A educação, ética, os princípios, os valores e o respeito começam a ser ensinados desde cedo, com certeza, e em casa, vem de berço. Saber conviver em sociedade, respeitar o próximo e entender que o “radicalismo” e o “oportunismo” é negativo em todos os sentidos.

Mas obviamente essa é minha opinião e com certeza respeitarei quem pensar diferente.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp