Rondônia, 16 de julho de 2024 – 12:54
Search
Anuncie aqui
Search
16 de julho de 2024 – 12:54

PELOS CAMPUS DO IFRO: Campus Ji-Paraná oferta 300 vagas em curso de robótica educacional para a educação básica

Anuncie aqui

As inscrições são gratuitas, exclusivamente por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição

 

Estão abertas as inscrições para o Curso de Robótica Educacional para a Educação Básica. A oferta é realizada pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. As inscrições podem ser realizadas até 30 de novembro de 2022. A carga horária do curso é de 160 horas e será ofertado de forma 100% a distância.

As inscrições são gratuitas, exclusivamente por meio de preenchimento do Formulário de Inscrição, disponível por meio do link: https://forms.gle/KCp6cbptunnwoB9t9. O Curso de Formação Inicial e Continuada (FIC) de Robótica Educacional para a Educação Básica objetiva contribuir para o fortalecimento da educação, formando profissionais aptos a desempenhar atividades que envolvam o uso dos conhecimentos básicos sobre a área de robótica. E serem capazes de realizar projetos e/ou aplicações robóticas educacionais, com autonomia sobre suas práticas profissionais e com capacidade de responder às demandas do seu cotidiano de trabalho.

O início das aulas está marcado para 7 de dezembro de 2022, no Ambiente Virtual de Aprendizagem do Campus Ji-Paraná. Os estudantes que necessitarem de mais informações poderão enviar e-mail para [email protected]

Para ler o Edital 45/2022/JIPA-CGAB/IFRO completo clique neste link.

 

Prorrogadas as inscrições para vagas de bolsistas no Curso de Maquiagem do Campus Ji-Paraná

A seleção de bolsistas para a função de colaboradores do curso de Formação Continuada (FIC) de Maquiagem foi prorrogada no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ji-Paraná. A nova data de inscrição é até segunda-feira, dia 7 de novembro de 2022. As inscrições são on-line e gratuitas, por meio do formulário eletrônico https://forms.gle/xYZzW66mPFSEmc3ZA.

Os cursos serão ofertados na modalidade de Educação a Distância. A remuneração é de R$ 50 a hora/aula e podem participar da seleção pessoas sem vínculo com o serviço público. Na inscrição o candidato deverá encaminhar os documentos solicitados no edital de seleção. Todos os detalhes desta seleção estão disponíveis no Edital 44/2022, que regulamenta o processo, e está disponível neste link. Em caso de dúvidas, pode ser enviado um e-mail para: [email protected].

São três diferentes vagas para Professor Formador sem vínculo com o serviço público. Duas com carga horária total de 5 horas: a de Língua Portuguesa e Mídias Digitais (requisito é ter Graduação em Língua Portuguesa, e/ou Graduação em Pedagogia, e/ou Curso de Tecnologia em Informática e/ou Graduação em Análise e Desenvolvimento de Sistema); e a de Empreendedorismo e Direitos da Mulher (Graduação em Administração, e/ou Pedagogia, e/ou Bacharelado em Direito). A terceira vaga é de 40 horas, para Técnica em Maquiagem (Graduação em Estética, e/ou Formação em nível Médio em Maquiagem, e/ou Formação em nível médio com experiência profissional comprovada na área de maquiagem).

Mais informações sobre o Edital 44/2022/JIPA-CGAB/IFRO neste link.

Campus Ariquemes realiza 3ª edição do WECI

 

Opera Instantâneo 2022O WECIT 2022 (Webinars de Empreendedorismo, Ciência, Inovação e Tecnologia) está com inscrições abertas no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Ariquemes. O evento é voltado para os estudantes do IFRO e também para a comunidade externa. O objetivo é promover a discussão multidisciplinar entre empreendedorismo, ciência, inovação e tecnologia, bem como a troca de experiências entre os seus participantes.

A terceira edição do WECIT vai ser realizada de maneira on-line, os encontros serão de 8 a 11 de novembro de 2022, envolvendo estudantes de graduação, de cursos técnicos, profissionais e demais interessados. O evento é organizado pelo IFRO Campus Ariquemes, com apoio do Departamento de extensão e de sponsors convidados.

Em 2021, foram 9 palestrantes em 32 horas de conteúdo, 2.900 visualizações e 700 ouvintes inscritos. Conforme o Professor Andrey Alencar Quadros, o evento é de grande importância ao destacar alguns dos eixos base do Instituto Federal de Rondônia, como a extensão e a pesquisa. “Toda a comunidade está convidada a participar deste momento de compartilhar saber e informação”, convida o docente.

Opera Instantâneo 2022 1

Nesta terceira edição, segundo os organizadores, serão mais de 32 horas de conteúdos relevantes ao mercado e vários palestrantes criteriosamente selecionados para conceder a melhor experiência aos participantes. Todos podem participar, especialmente os acadêmicos da área de informática. O evento é totalmente gratuito e on-line.

O site de inscrição e para obter demais informações é o https://wecit.com.br.

IFRO firma parceria internacional com o British Council EnglishScore para oferecer certificação de testes de proficiência em língua inglesa

Approved Partner IFROO Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) firmou parceria internacional com o British Council EnglishScore para oferecer certificação de testes de proficiência em língua inglesa com desconto para a comunidade interna e externa.

Segundo a Assessoria de Relações Internacionais (ARINT) e a Coordenação Geral do Centro de Idiomas (CGCI), o benefício é destinado a servidores e discentes da instituição, assim como para membros da comunidade externa ao IFRO que precisem ou tenham interesse em comprovar a proficiência no idioma com um certificado reconhecido internacionalmente.

Outras instituições internacionais e nacionais estão aderindo ao EnglishScore do British Council visando ter um teste disponível com um valor bem mais acessível e que traz uma oportunidade maior de internacionalização para a instituição. No âmbito do IFRO, há planos de ação para utilizar os certificados ao final dos cursos do Centro de Idiomas, assim como para a entrada nos cursos de pós-graduação. E o teste também serve para toda e qualquer necessidade que exija um certificado de proficiência na língua inglesa.

Diana Ketlem, da CGCI, explica que o teste é feito pelo celular com uma estrutura de segurança de alto nível. “No decorrer dos próximos dias teremos live de divulgação no YouTube, e webinars junto a equipe do British Council EnglishScore para uma divulgação melhor, mas já estamos com os códigos do IFRO válidos”. Para ter acesso a mais informações é só mandar e-mail para a Coordenação Geral do Centro de Idiomas do IFRO pelo endereço eletrônico: [email protected].

 

Mais informações

EnglishScore é o novo teste mobile e certificado de inglês do Conselho Britânico (British Council), que é uma referência mundial em exames de proficiência em inglês. São mais de cinco milhões de usuários em 150 países, sendo reconhecido por milhares de universidades, empregadores e governos. Para o Assessor de Relações Internacionais do IFRO, Marcio Miranda, “é uma excelente iniciativa para a nossa instituição e para o estado estimular e engajar nossa comunidade acadêmica para as atividades de internacionalização”.

Os alunos têm a oportunidade de certificar seu nível de inglês de acordo com o quadro comum europeu com um Certificado Profissional internacionalmente reconhecido do British Council, visando melhorar o acesso ao mercado de trabalho após a graduação, entre outras razões. Os certificados têm um custo inicial de US$ 20, mas como integrante do Approved Partner Programme, o IFRO possui um desconto adicional para oferecer aos integrantes das comunidades estudantil e acadêmica.

O EnglishScore pode ser feito no lugar de outros testes como o TOEIC, TOEFL ITP e IELTS com a diferença que o custo é bem menor. O interessado em fazer o teste só precisa usar o código disponibilizado ao Instituto Federal de Rondônia (IFRO-25) para garantir o desconto e ter acesso ao certificado. Uma informação importante é que o teste pode ser feito várias vezes gratuitamente, o que vai ser pago é o certificado pego no final do processo.

O EnglishScore é organizado em duas seções: Core Skill Test (leitura, compreensão oral, gramática e vocabulário) e Speaking Test (pronúncia, fluência e comunicação). Logo, ele contará também com a modalidade de Writing (escrita) que já está na fase beta. Para fazer o exame e ter acesso ao desconto mencionado na certificação, basta:

  1. Baixar o app e criar uma conta (para IOS ou Android);
  2. Realizar o exame gratuitamente (pode ser feito mais de uma vez);
  3. Realizar a compra do certificado do exame com a melhor nota, utilizando o código voucher: IFRO-25;
  4. Ao receber o certificado, compartilhar o certificado com o IFRO por meio do próprio aplicativo do teste digitando o Connect Code: IFRO-CODE;

Mais informações sobre o EnglishScore estão disponíveis em neste link.

 

Campus Porto Velho Calama realiza Dia do Orgulho Nerd neste sábado

Orgulho NerdO evento “Dia do Orgulho Nerd” será realizado neste sábado, 5 de novembro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO), Campus Calama. Coordenado pelo professor de Informática Fernando Dall’igna, o Dia do Orgulho Nerd é uma composição de atividades acadêmicas e recreativas com o objetivo de integrar diferentes níveis de ensino, cursos e comunidade externa..

De acordo com o docente, o evento foi iniciado em 2012, organizado por professores vinculados ao Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Segundo ele, na edição do ano de 2019, a atividade atingiu um público de aproximadamente 750 pessoas. O termo “Nerd” ganha uma maior popularidade nos Estados Unidos com a exibição do seriado Happy Days, uma sitcom exibida no final dos anos 70 pelo canal ABC e que é considerada, até hoje, um fenômeno cultural naquele país.

Entre as atrações deste sábado, serão realizadas oficinas sobre impressão 3D; oficina sobre Mulheres na Informática; Clube de RPG; Torneio de Xadrez e Oficina Bio Girls. As inscrições para participação poderão ser feitas no link: https://www.even3.com.br/orgulho-nerd-2022-287256/

 

Estudantes do Campus Jaru conquistam medalha e premiação em Olimpíada Nacional de Ciências 2022

Foram 33 alunos aprovados para a segunda fase, dois deles premiados com medalha de Prata e menção honrosa

Jaru1Alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Rondônia (IFRO) Campus Jaru, foram premiados na Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) de 2022. As provas foram realizadas na modalidade on-line e o resultado foi divulgado no mês de outubro, a solenidade de premiação acontecerá no dia 23 de novembro de 2022.

Somente no Campus Jaru foram 33 alunos aprovados para a segunda fase da Olimpíada. Na segunda fase, o estudante Filipe Ricardo da Silva Santos do 3º ano do Curso Técnico em Segurança do Trabalho ganhou a medalha de Prata. “Minha experiência na ONC 2022 foi inesperada e, ao mesmo tempo, incrível. Sou grato ao IFRO por me proporcionar mais essa oportunidade e gostaria de agradecer ao Professor Reginaldo Lima Gomes por me guiar e orientar durante essa trajetória. De fato, o resultado dessa olimpíada irá acrescentar muito para o meu futuro, trazendo grandes benefícios para a minha vida acadêmica e profissional”, diz Filipe.

João Pedro Gundim Guimarães, aluno do 3º ano do Curso Técnico em Alimentos, recebeu menção honrosa pela sua participação na Olimpíada. Com suas palavras, ele diz: “acredito que o IFRO em si já é uma estrada imensa que possui várias rotas cheias de grandes oportunidades, ele não apenas te guia como também transforma. Apenas a educação pode nos levar a ter outros olhares e enfim mudar a sociedade atual, o IFRO não muda quem você é, mas te mostra quem você pode ser e o que pode alcançar! Vou guardar tudo que aprendi e com toda certeza, sentirei falta de ser da instituição”.

Segundo o Professor de Física do campus, Reginaldo Lima Gomes, esta foi a 2ª participação dos estudantes, e representou um marco importante para a unidade, pois praticamente uma sala de aula inteira alcançou bons resultados. “Como professor, me sinto na obrigação de incentivá-los, porque percebo neles um potencial, que muitas vezes eles próprios não conseguem enxergar. A participação na primeira etapa foi algo que partiu de mim, mas o mérito do resultado foi exclusivo deles. Tivemos 33 alunos classificados para a segunda etapa, o que já é um resultado muito significativo. E agora, tivemos o prazer de ter um aluno medalhista de prata e uma menção honrosa. Acredito que isso servirá de incentivo para as próximas competições”, destacou.

O Diretor-Geral do Campus Jaru, Renato Delmonico, complementa: “a direção-geral parabeniza os estudantes e o professor pelo desempenho e dedicação na Olimpíada Brasileira de Ciências. Este resultado demonstra novamente a qualidade e a abrangência do ensino que é oferecido em nossa instituição, e o engajamento e a vontade constante de aprender de nossos alunos”.

A Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) é um evento técnico e científico organizado pela Universidade Federal do Piauí (UFPI) e realizada pelo Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovação (MCTI), que constitui um programa em conjunto da Associação Brasileira de Química (ABQ), do Departamento de História da Unicamp, do Instituto Butantan (IB), da Sociedade Astronômica Brasileira (SAB) e da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsáveis por sua execução.

Os objetivos da ONC envolvem despertar e estimular o interesse pelo estudo das ciências naturais. Além de aproximar as instituições de ensino superior, os institutos de pesquisa e sociedades científicas das instituições do ensino médio e do ensino fundamental, contribuindo para a melhoria da qualidade da educação básica e promovendo a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp