Rondônia, 17 de julho de 2024 – 18:27
Search
Anuncie aqui
Search
17 de julho de 2024 – 18:27

Pesquisa quer identificar nível de imunização para Covid-19 no Brasil; 33 mil serão testados

Anuncie aqui

O Centro de Epidemiologia da Universidade Federal de Pelotas, no Rio Grande do Sul, vai medir o nível de imunização da população brasileira ao coronavírus, para identificar de que forma o vírus está se propagando pelo país.

Cerca de 33 mil pessoas de 133 municípios brasileiros serão submetidas ao teste ra pido que detecta a presença de anticorpos IgM (de infecc a o mais recente) e IgC (de infecc a o mais antiga) a partir de amostras de sangue coletadas.

De acordo com o Ministério da Saúde, que apoia a pesquisa, com o resultado do estudo será possível criar políticas públicas mais eficientes e baseadas em critérios científicos sobre o comportamento do novo coronavírus no território brasileiro.

A expectativa é que com o trabalho sejam esclarecidas três questões sobre o vírus no Brasil: o número de infectados; a velocidade com que o vírus tem se espalhado; e a taxa de letalidade da Covid-19 na região.

O projeto piloto teve início no dia 6 de abril, no Rio Grande do Sul. 18 mil pessoas farão o teste rápido para o coronavírus e já  começaram a ser entrevistadas.

Em cada munici pio, a pesquisa vai sortear aleatoriamente 25 setores para coleta de dados. Em cada setor, serão sorteadas dez reside ncias e um morador de cada casa, totalizando 250 pessoas por munici pio.

Com informações da Agência Brasil.

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp