Cacoal/RO, 14 de junho de 2024 – 01:55
Search
Anuncie aqui
Search
14 de junho de 2024 – 01:55

Ponte binacional, em Guajará-Mirim ou Costa Marques?

Anuncie aqui
Reuniao Na Embaixada Da Bolivia 1080x720 1
Deputada Mariana Carvalho participou da reunião; parlamentar quer ampliar meios de transporte entre Rondônia e Bolívia para alavancar o turismo e movimentar a economia da região

A Deputada Federal Mariana Carvalho participou nesta semana de reunião entre representantes bolivianos e o Governo do Estado de Rondônia. O encontro ocorreu na Embaixada da Bolívia em Brasília e foi motivado pelas discussões recentes sobre a construção de uma ponte binacional entre Rondônia e o País vizinho. A parlamentar levantou outras importantes questões para ampliar as relações entre as duas nações e alavancar o desenvolvimento da região. 

O embaixador boliviano Wilfredo Parada explicou que recebeu de seu país a incumbência de explicar a melhor geolocalização para a obra da ponte. Segundo ele, há um ponto de confluência comercial estabelecido há décadas entre os municípios de Guayaramerín (Bolívia) e Guajará-Mirim (Brasil) – ambos com infraestrutura importante para garantir o desenvolvimento mútuo. 

Quanto a possibilidade aventada nos últimos dias de que a ligação fosse erguida em Costa Marques, ficou definido que essa possibilidade não está descartada, mas conforme acordo já firmado há décadas entre Brasil e Bolívia, a prioridade é para construção da ponte entre Guajará e Guayara. 

Nesta semana, em nota assinada por todo todos os senadores e deputados federais de Rondônia, os parlamentares destacaram que defendem a construção das duas pontes e manifestaram apoio ao cumprimento do Tratado de Petrópolis, que estabelece a ligação terrestre via Guajará-Mirim. 

“É de interesse de Brasil e Bolívia que a ponte saia do papel, cumprindo o acordo de Petrópolis, assinado há mais de cem anos”, explicou Mariana Carvalho que, a pedido do Governador Marcos Rocha e do Embaixador da Bolívia, fará uma série de agendas em Brasília para buscar apoio à construção da ponte. 

VOOS

Mariana ressaltou ainda a necessidade de recuperação das estradas tanto do lado boliviano quanto do lado brasileiro, em Rondônia, para garantir a trafegabilidade e aumentar o turismo na região. Para isso, a Deputada também citou a importância de resolução às questões alfandegárias que envolvem o aeroporto de Porto Velho. Com isso, o terminal será elevado ao status de Internacional, podendo receber voos tanto da Bolívia quanto de outros países próximos. 

“É um objetivo que estamos perseguindo, pois as companhias aéreas bolivianas têm interesse de operar em Rondônia e trazê-las ao estado vai nos abrir a grande possibilidade de ampliação do turismo, encurtando as distâncias com as nações andinas. Isso vai movimentar nossa economia e gerar empregos e renda. Os dois lados sairão ganhando muito”, explicou, ao destacar ainda a necessidade de melhorias no aeroporto de Guajará-Mirim. 

Estamos em busca soluções que garantam o desenvolvimento e a integração do nosso Estado e que beneficiarão os dois países, com reflexos importantes para Brasil e Bolívia. 

Nos próximos dias, a Deputada reunirá autoridades de Rondônia e da Bolívia para uma agenda com o Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas. ​(Foto e texto: Assessoria)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp