Rondônia, 21 de julho de 2024 – 19:35
Search
Anuncie aqui
Search
21 de julho de 2024 – 19:35

População indígena em Rondônia tem aumento significativo em 12 anos

Anuncie aqui
O balanço sobre o andamento da coleta do Censo Demográfico 2022 aponta que a população indígena de Rondônia aumentou de 12.015 indígenas para 18.110. Mas, como ainda faltam recensear algumas Terras Indígenas, este número pode aumentar. Os números são desta terça-feira (1º de novembro).
O superintendente do IBGE em Rondônia, Luiz Cleyton Holanda Lobato, informa que houve melhoramento da técnica para recensear povos e comunidades tradicionais, aprimorando a cobertura censitária em áreas de Terras Indígenas e, neste Censo, em Territórios Quilombolas.
Os dados preliminares do Censo trazem ainda que, no estado, 1.110.020 pessoas já foram recenseadas, sendo 558 mil mulheres (50,3%) e 551 mil homens (49,7%). Do total de rondonienses recenseados, 2.616 declararam-se quilombolas. Em todo o país, 136 milhões de brasileiros foram recenseados (51,7% de mulheres e 48,3% de homens).
Em relação aos domicílios, os recenseadores já visitaram 436 mil moradias rondonienses, tendo aplicado questionário em 384 mil, o que corresponde a 71,6% das 537 mil residências estimadas pelo IBGE.
Em 43 mil domicílios visitados, o questionário ainda não foi aplicado porque o morador não estava em casa. Nestes casos, o recenseador deixa uma folha de recado se identificando (nome completo e número da matrícula) e o telefone para contato, com o objetivo de fazer um agendamento para de que o questionário seja respondido.
O balanço aponta também que Rondônia apresentou queda na taxa de morador por domicílio em comparação ao último Censo. Em 2010, o estado tinha média de 3,4 morador por domicílio. Neste ano, este índice está em 2,87, sendo a menor da Região Norte, que apresenta taxa de 3,38.
Locais mais adiantados
De acordo com o sistema do IBGE para monitoramento, em Rondônia, a coleta do Censo Demográfico está mais adiantada no distrito de Extrema (que abrange a região da Ponta do Abunã) e nos municípios de Guajará-Mirim, São Felipe d’Oeste, Primavera de Rondônia, Alto Alegre dos Parecis, Machadinho d’Oeste, Espigão d’Oeste, Rolim de Moura, Vilhena e Costa Marques.
Modalidade de coleta no Censo
Apesar da possibilidade de responder o questionário do Censo pela internet ou pelo telefone, em 99,6% dos domicílios o questionário foi aplicado presencialmente, em que o morador responde diretamente para o recenseador.
(Ascom/IBGE)

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp