Cacoal/RO, 18 de abril de 2024 – 13:12
Search
Search
18 de abril de 2024 – 13:12

Prefeito de Ji-Paraná e seu filho, presidente da Câmara de Vereadores, são afastados dos cargos

Além do prefeito e do presidente da Câmara, outros três mandados de afastamento foram cumpridos durante a ação
Isaú Fonsceca — Foto: Redes Sociais/Reprodução

 

JI-PARANÁ — O Prefeito de Ji-Paraná (RO), Isaú Fonseca, e o filho dele — que é presidente da Câmara de Vereadores do município — foram afastados dos cargos na manhã desta terça-feira, 26, durante uma operação realizada pelo Ministério Público de Rondônia (MP-RO) e a Polícia Civil contra corrupção e outros crimes.

Além do prefeito e do presidente da Câmara, outros três mandados de afastamento foram cumpridos durante a ação: um contra o ex-procurador-Geral do município e os outros dois contra vereadores de Ji-Paraná.

De acordo com o MP-RO, as investigações que culminaram na operação Arcana Revelada iniciaram há mais de um ano, quando foi descoberto um esquema de corrupção baseado na exigência de propina para facilitar e agilizar o pagamento de créditos judiciais.

– Advertisement –

Operação Arcana Revelada em Ji-Paraná, RO — Foto: MP-RO

Para que conseguissem “agilizar” o pagamento dos créditos judiciais, os servidores e seus advogados tinham que “concordar” em dividir os honorários com os agentes públicos envolvidos no esquema.

A rede de corrupção envolve líderes dos Poderes Executivo e Legislativo Municipais. Onze mandados de busca e apreensão devem ser cumpridos nas residências dos investigados. Eles são suspeitos de crimes como: corrupção ativa e passiva, concussão, extorsão, tráfico de influência, perseguição e lavagem de dinheiro.

FONTE: G1

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp