Cacoal/RO, 13 de junho de 2024 – 03:03
Search
Search
13 de junho de 2024 – 03:03

Presidente da FIERO participa do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia em Bogotá

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, participou nesta quarta-feira 17, em Bogotá, na Colômbia, do Fórum Empresarial Brasil-Colômbia. O evento, que contou com a participação de líderes empresariais e autoridades dos dois países, serviu como plataforma para promover o intercâmbio comercial e explorar oportunidades de negócios bilaterais.

A convite da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Thomé, representando a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a FIERO e o Instituto Amazônia+21, integrou a comitiva do Governo Federal, em que se fizeram presentes o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, ministros de estado e um grupo de mais de 500 empresários de ambos os países.

O Fórum foi promovido pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Ministério do Desenvolvimento Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Ministério das Relações Exteriores (MRE) e a ProColombia e se mostrou um espaço privilegiado para o fortalecimento das relações comerciais entre os dois países. O evento foi marcado por reuniões bilaterais sobre temas como comércio e investimentos, desenvolvimento sustentável e cooperação amazônica, com destaque para temas de tecnologia e serviços, nova indústria e transição energética e segurança alimentar.

Thomé destacou a importância da cooperação empresarial para o crescimento sustentável tanto do Brasil quanto da Colômbia. Ele ressaltou o potencial de sinergia entre os setores industriais dos dois países e a relevância de estreitar os laços comerciais para impulsionar o desenvolvimento regional. Sua participação ativa e engajada no fórum foi fundamental para consolidar o papel estratégico do setor industrial rondoniense e fortalecer as relações com parceiros da Federação como a ApexBrasil.

“É urgente que possamos superar a infraestrutura tímida que nos une para que os negócios possam ser possíveis. Integrar a região para fortalecer nossas economias em especial em setores que nos ligam. A região amazônica tem enorme interesse na integração regional para promoção do comércio exterior, para integração do turismo de diversas outras agendas que são comuns em todos os países, ” disse Thomé.

A Colômbia desfruta de uma posição estratégica no cenário regional e representa um mercado de grande potencial para as empresas brasileiras. Segundo Jorge Viana, presidente da ApexBrasil, o fluxo de comércio do Brasil na Colômbia gira em torno de US$ 7 bilhões e poderia ser de US$ 15 bilhões, pois são países vizinhos com grandes oportunidades de negócios que podem ser melhor utilizadas. As discussões no evento ressaltaram a importância de aproveitar essas oportunidades existentes entre os dois países, explorando áreas como infraestrutura, energia, agronegócio, tecnologia e turismo. A colaboração bilateral fortalece os laços econômicos e contribui para o desenvolvimento socioeconômico de ambas as nações, promovendo a criação de empregos e o crescimento sustentável.

O Fórum Empresarial Brasil-Colômbia possibilitou um ambiente propício para o networking e a geração de negócios e reforçou o compromisso mútuo de ambas as nações em promover o desenvolvimento econômico e social por meio da cooperação empresarial.

Imprensa/FIERO

Gostou? Compartilhe esta notícia!

Facebook
WhatsApp