Rondônia, 16 de julho de 2024 – 10:25
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16 de julho de 2024 – 10:25

Procon agora conta com Núcleo para auxiliar consumidores a quitarem dívidas

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Marcando a Semana do Consumidor, o Governo de Rondônia inaugurou nesta quinta-feira (17) o Núcleo de Apoio ao Consumidor Superendividado (NAS), uma iniciativa comandada e coordenada pelo Programa de Orientação e Defesa do Consumidor de Rondônia (Procon), que abrirá canais de comunicação e audiências com credores e devedores para discutir e propor soluções conciliatórias para as pendências (dívidas) dos consumidores rondonienses.

 

De acordo com o coordenador estadual do Procon, Ihgor Rego, a proposta do NAS é de acolher os consumidores que perderam a capacidade de horar seus compromissos – de pagar suas dívidas -, e que estiverem passando por dificuldades econômicas, geradas pelo superendividamento, inclusive com dificuldades para a compra de alimentos para o sustento de suas famílias. Ele disse que o órgão se prontificará de reunir as partes para discutir cada caso e propor uma solução conciliatória, de modo a tornar possível que o consumidor possa pagar suas dívidas dentro de um planejamento a ser realizado pelo Procon, capaz de resgatar seu crédito e sua dignidade de cidadão.

 

Para isso, ele informou que este atendimento abrange a todas as unidades do Procon no Estado, e para o cidadão ser atendido basta que apresente ao órgão todas as suas dívidas, os boletos e demais comprovantes de dívida e das despesas – aluguel, alimentação, luz, telefone e outros – que estiverem em aberto (devendo), e também o próprio comprovante de rendimento, para possibilitar a análise e o planejamento dos pagamentos, preservando uma renda mínima para o consumidor que garanta sua subsistência com dignidade.

 

O coordenador do Procon explicou que os atendimentos serão realizados normalmente em todas as unidades do órgão, numa média de 20 consumidores por semana, e assim, com base nos dados apresentados por cada cidadão será elaborado um plano para o pagamento dessas dívidas que compreenderá um período de até cinco anos, com possibilidades de solução concreta para o consumidor.

 

Ihgor Rego pediu, por fim, o apoio e engajamento dos consumidores, destacando que o Procon tem uma rede de canais de comunicação, a partir de seu próprio portal – www.procon.ro.gov.br e da plataforma especializada – consumidor.gov.br – que dispõem de informações detalhadas e meios de atendimento ao consumidor, além do telefone 151 para fazer denúncias, e do aplicativo de mensagens 98491-2986 (WhatsApp), tudo para facilitar e atender bem ao cidadão. (SecomRO)

 

 

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